Resenhas e conteúdos sobre literatura

12 de janeiro de 2015

Jogos Vorazes X Battle Royale [#Polêmica]

Fala galera! Tudo bom com vocês? 
Recentemente li o livro Battle Royale e devido à grande polêmica que há estre esta obra e Jogos Vorazes, hoje venho fazer  uma comparação para falar um pouco sobre o que achei das duas.
"Polêmica? Hã? Do que você está falando Daniel?"
Fica tranquilo, se você ainda não sabe sobre o assunto, vamos à alguns esclarecimentos:
  • Ambas as obras são de gênero distópico, e se assemelham em alguns aspectos.
  • Battle Royale foi publicado cerca de dez anos antes de Jogos Vorazes,e é de autoria japonesa.
  • Quando Suzane Collins publicou Jogos vorazes, acusaram-na de plagiar Battle Royale.
  • Suzane nega ter se inspirado na obra, e disse que sequer conhecia Battle Royale quando escreveu seu livro.
  • Koushun Takama, autor de Battle Royale, disse que jamais processaria Suzane por isso, uma vez que mesmo que tivesse se inspirado, cada livro tem algo a mais para oferecer.

Bom, deu para se ter uma noção do assunto né? Espero que sim.
Vou começar falando um pouco sobre o enredo de cada um dos livros, só para você se situar:

_______________________________________________________________________

Jogos Vorazes

Provavelmente você já conhece este livro, então vou ser breve na descrição. Em Jogos Vorazes é retratado um ambiente distópico, numa época indeterminada, onde uma nação chamada Panem surgiu sobre as ruínas da antiga América do Norte. Esta nação é constituida de uma Capital cercada por 12 distritos que a mantém. Houve um episódio onde os distritos de rebelaram e lutaram contra a capital, porém foram derrotados e sofreram as consequências devido a isso. Após este evento a Capital cria um jogo, no qual 2 adolescentes de cada distrito são selecionados para lutar até a morte em uma arena, até que reste apenas um sobrevivente. Este jogo foi criado no intuito de lembrar as pessoas das consequências que um levante pode gerar.
Nossa protagonista Katniss Everdeen, residente do distrito 12, se voluntaria no lugar de sua irmã para a 74ª edição dos Jogos Vorazes, e o livro narra sua luta pela sobrevivência na arena.
______________________________________________________________________

Battle Royale

A história se passa na década de 90 na República da Grande Ásia Oriental, onde foi instaurado um regime fascista bem sucedido, ou seja, muita opressão. As pessoas deste lugar devem se submeter às regras do governo e não podem demonstrar qualquer atitude contrária à ele, caso contrário será morta. No intuito de previnir-se de possíveis rebeliões, o governo criou um especie de Jogo, no qual anualmente uma turma de estudantes de 9º ano é selecionada para se matarem até que reste apenas um. Com este "jogo", o governo espera mostrar às pessoas que não podem confiar em ninguém, nem mesmo em seu melhor amigo de escola.
Nosso protagonista é Shuya Nanahara, um dos 42 estudantes que estão participando do jogo e são obrigados a se matarem até que se obtenha um vencedor.
_____________________________________________________________________

Até aí já da para se notar algumas semelhanças, principalmente no que diz respeito à opressão do governo e ao "Jogo". Mas antes de falar minha opinião sobre o assunto, vamos às principais diferenças entre as duas obras:
  • Jogos Vorazes é narrado sob o ponto de vista de Katniss Everdeen, enquanto a narração de Battle Royale alterna entre os vários estudantes.
  • Jogos Vorazes se passa em uma arena e Battle Royale se passa em uma ilha, que é dividida em quadrantes.
  • Em Jogos Vorazes, o tempo para que o jogo acabe é indefinido, enquanto em Battle Royale o prazo máximo é 48 horas.
  • Os Jogos Vorazes praticamente não tem regras, enquanto os estudantes do livro Battle Royale devem e submeter à uma série de regras, entre elas não adentrar os quadrantes proibidos, não tentar retirar sua coleira e se passar 48horas sem um vencedor, todos explodem.
  • Nos Jogos Vorazes os tributos iniciam a competição sem nenhuma arma ou suprimento, estes devem ser pegos na Cornucópia. Já em Battle Royale, cada estudante, antes do início do jogo, recebe uma mochila com alguns suprimentos e uma arma, que pode variar desde um Garfo de cozinha até uma Super metralhadora.
  • Os Jogos Vorazes funcionam como um espécie de Reality Show, podendo ser acompanhado ao vivo por todos os distritos. Já em Battle Royale, o jogo é realizado em sigilo e a população só é informada sobre o vencedor quando o jogo já está finalizado.

Momento Polêmica: Suzanne Colins realmente não plagiou Battle Royale ou está se fazendo de sonsa?

Então galera, eu acho "Plágio" uma palavra muito forte. Como puderem observar, há sim muitas diferenças na estrutura dos dois livros. Porém é inegável as inúmeras semelhanças também. Não vou dizer que ela plagiou, mas acho sim que ela se inspirou em Battle Royale, afinal, nada se cria tudo se copia. Não vejo problema algum um autor se inspirar em uma obra para fazer sua história quando ele consegue acrescentar algo a mais em sua obra, e certamente Suzane Collins conseguiu isso. 
Se ela insiste em dizer que não conhecia Battle Royale, tudo bem, quem sou eu pra constestá-la? Veja bem, não estou chamando-a de mentirosa, então não venha me xingar nos comentários, ok? Só estou dizendo que devido às grandes semelhanças entre as obras, é difícil acreditar que não tenha tido alguma inspiração. Mas, definitivamente, PLÁGIO NÃO!
"Como eles chamam Jogos Vorazes em Paris?"
"Battle Royale com queijo."
**Tirinha só pra semear a discórdia rsrs**
_____________________________________________________________________________________

Enfim, qual é melhor: Jogos Vorazes ou Battle Royale?

Provavelmente você está se perguntando isso. Sinto lhe dizer que vou ficar em cima do muro. São duas obras ao mesmo tempo muito parecidas e muito distintas, e cada uma mexeu comigo de uma maneira diferente. Em relação à qualidade, é impossível para mim escolher uma das duas, uma vez que os autores fizeram um excelente trabalho no desenvolvimento de seus livros. 
Posso dizer que Battle Royale conseguiu ter um efeito maior em mim, uma vez que o livro consegue levar o leitor à uma série de emoções como ódio, tristeza, alegria, indignação, entre outras.Além disso, a narração de Battle Royale é muito mais fria, violenta e sangrenta que Jogos Vorazes, não nos poupando dos detalhes sórdidos das mortes dos estudantes. Então posso dizer que EM RELAÇÃO À NARRAÇÃO, comparado à Battle Royalle, Jogos Vorazes é brincadeira de criança. Ou seja, por aí você já percebe que não é um livro pra qualquer um, é preciso ter estômago.

Mas, apesar de ter preferido Battle Royale em diversos aspectos, tenho uma paixão eterna por Jogos Vorazes. Talvez seja por eu tê-lo lido primeiro que eu não consiga deixar de preferí-lo. Suzanne Collins, tendo se inspirado em Battle Royale ou não, fez um trabalho incrível, e conseguiu me fazer apaixonar por sua obra. Então se você me perguntar: "Daniel, você prefere Battle Royale ou Jogos Vorazes?". Minha resposta será Jogos Vorazes, não por motivo de ser superior à Battle Royale, mas sim por eu ter me apaixonado primeiro por essa história e me conectado mais com as personagens. Possivelmente a resposta seria diferente se eu tivesse lido Battle Royale primeiro, não sei. Mas como eu disse anteriormente, fico em cima do muro, não dá para escolher uma das duas obras como sendo a melhor, para mim ambas ocupam o mesmo patamar.
_________________________________

Então é isso galera, se você ainda não leu alguma das duas obras, fica a dica.
Se você já leu as duas, qual a sua opinião em relação à essa polêmica? Deixe aqui nos comentários, vou adorar ver.
Espero que tenham gostado do post. Até a próxima.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

49 comentários:

  1. Oi Daniel,tudo bem?

    Alguns dias atrás li sobre essa polêmica entre os dois livros e achei muito interessante. Nunca li Battle Royale,mas o que li de Jogos Vorazes,não gostei muito hahaha isso é relativamente comum na literatura, mas gostei muito da postura do autor de Battle Royale (já Suzanne se mostrou um pouquinho arrogante). Parabéns pelo Blog! Sua análise do assunto está muito boa!

    Boa semana!
    http://clubedoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thais
      Muito obrigado ^^. Não gostou de Jogos Vorazes =O kkkk
      Tambem achei muito bacana a postura do autor de Battle Royale =)
      Um abraço

      Excluir
  2. Oi Daniel,
    Uau estava querendo uma comparação a algum tempo, eu li só o primeiro volume de jogos vorazes, mas já assisti os 3 primeiros filmes, o caso é que o livro sempre é melhor. E eu estou querendo ler Battle Royale...desde que vi uma resenha dele por aí. Quem sabe esse ano consigo adquirir ou pegar emprestado pra ler. Obrigado pelo post esclarecedor. Beijos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Elisandra ^^
      Super indico que você leia Battle Royalle, vc vai se envolver muito com o livro
      Um abraço

      Excluir
  3. Olá,
    Eu adoro Jogos Vorazes, mas não conhecia esse livro Battle Royale...
    Obrigada pela dica *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bruna
      De nada =p Espero que tenha a oportunidade de ler Battle Royale, muito muito bom.
      Um abraço

      Excluir
  4. Que babado! Estava por fora dessa polemica. Mas pelo que você falou parece mesmo que ela se inspirou no livro.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tainan. Babado msm shaushausah
      Há proximidades muito grandes entre os livros, difícil de acreditar que não houve uma inspiração.
      Um abraço

      Excluir
  5. Nossa haha, achei bem interessante, e estou que meio UOU , parabéns pela matéria está impecável.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Thiago ^^
      Muito obrigado cara, que bom que você gostou =D
      Um abraço

      Excluir
  6. Fiquei curiosa para saber mais. Hoje em dia para as pessoas tudo é plagio, recalque, entre outros, mas enfim, pode-se ter semelhanças, mas cada um com a sua "essência", o que acabou me deixando interessada, já conheço THG, e gosto bastante.

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Joi
      Hoje em dia é comum vermos gente falando que tal livro é copia de outro, e muito vezes as pessoas tem percepções equivocadas ou sequer conhecem as obras. Não vejo mal algum em um livro ser inspirado em outro, afinal inspiração e plagio são bem diferentes.
      Um abraço

      Excluir
  7. Gostei muito do post, já tinha ouvido falar dessa inspiração que a autora de Jogos Vorazes teve ou não com Battle Royale.
    Ainda não li nenhum dos dois, evito livros modinhas ao máximo, não sei porque faço isso haha
    E já tinha o primeiro volume do mangá Battle Royale há alguma tempo ^^
    Pretendo ler BT primeiro, pois prefiro histórias mais sangrentas hahaha

    Adorei as suas comparações ;D
    Beijos
    http://choqueliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Joy
      Que bom que você gostou =D
      Realmente Jogos Vorazes virou modinha, mas vale muito a pena, super recomendo.
      Senti falta de frieza na narrativa de Jogos Vorazes, queria ver sangue shaushausa
      Um abraço

      Excluir
  8. Olá!

    Assisti ao filme e odiei com todas as minhas forças. Lógico que enxerguei algumas semelhanças, MAS INFINITAS DIFERENÇAS. Como conseguiram comparar aquilo a Jogos Vorazes? Achei totalmente sem pé nem cabeça, fora os acusamentos de "plágio", chega a ser ridículo.

    Abraços literais,
    Luiz Henrique (Luke)
    instanteliteral.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel! Como vai?
      Super concordo com o Luiz! Sério. Assisti a Battle Royale e achei péssimo, horrível, de verdade. Não gostei mesmo, mesmo, mesmo. Jogos Vorazes, pelo contrário, tem meu coração. É a minha distopia preferida, são meus livros preferidos para a eternidade - todo o sempre e amém! BR não faz o menor sentido, nem é explicado e nem nada, sei lá. Tipo, explicam, mas é uma coisa bem vaga, e então eu fiquei duas horas vendo um monte de mimimi de gente se matando e um fim lixo daqueles! Nem deu vontade de assistir ao 2. Nunca! Sério.
      Mas fico feliz por ter gostado do livro!
      Beijinhos,
      Karol.
      http://heykarol.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Olá Luke e Gata Autora.
      A parte do plágio eu concordo, é ridicula essa acusação.
      Como vocÊs assistiram apenas ao filme, não acho justo que tenham essa concepção sobre Battle Royale. A comparação feita aqui foi referente ao livro. Ainda não assisti ao filme, porque tenho certeza que ficou uma bosta, porque é praticamente impossivel colocar toda aquela história em um filme de 2 horas de modo que fique aceitável. Sério mesmo, tenho medo de assistir esse filme, mas vou tentar.
      Pelo que vocês disseram, a falta de exposição de detalhes sobre a distopia no filme é grande, porém no livro é tudo muito bem detalhado.
      Recomendo que leiam o livro, provavelmente suas concepções irão mudar um pouco ^^
      Um abraço

      Excluir
  9. Oi Daniel, tudo bom?

    Já havia lido sobre essa polêmica envolvendo os dois livros, mas não tinha visto um post assim como o seu que mostrasse as diferenças e semelhanças entre eles. Adorei, de verdade. Gosto muito de Jogos Vorazes e agora quero conhecer Battle Royale, achei que fosse uma coisa e é uma completamente diferente! HAHAHAHAHAH Parabéns pela postagem!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rob
      Que bom que vc gostou =D.
      Super apoio vc conhecer Battle Royale, é um livro simplesmente incrível ^^
      Um abraço

      Excluir
  10. Eu ainda não li Battle Royale, mas simplesmente quero MUUUUUUUUUUUITO ler! Mesmo não tendo lido, eu du-vi-do que a Suzanne não tenha nem sequer lido o livro antes de escrever Jogos Vorazes. Não to dizendo que ela plagiou, mas negar a inspiração é palha hahaha Adorei sua análise da história: como avaliou a narrativa, a escrita do autor, etc e me fez ver que Battle Royale, em termos técnicos realmente deve ser superior a JV. Parabéns, voltarei aqui mais vezes!
    Beijos!

    www.vanessachanice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Chani =D
      Obrigado pela sua visita. Fico feliz que tenha gostado da postagem.
      Tambem acho palha ficar negando kkkkkk é muita semelhança, não consigo acreditar que seja coinciência.
      Mas certamente tudo isso está muito longe de ser plágio, e acho digna a atitude do autor de Battle Royale.
      Um abraço

      Excluir
  11. Eu não conhecia esse outro livro, mas, segundo seus comentários é inegável a semelhança entre ambos em muitos dos aspectos essenciais da obra!!
    Mas inspiração e plágio são coisas completamente opostas e, nesse caso, acredito que, se houve algo - o que a autora negou - foi apenas uma inspiração, porque plágio é algo em que as semelhanças se tornariam ainda mais gritante.
    Mas, sinceramente, acho bem "engraçado" a autora criar uma obra tão semelhante sem saber.
    Beijos, Lerissa K. xD
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lerissa
      É isso aí, inspiração e plágio são coisas bem diferentes. Também acho muito estranho criar uma obra tão parecida sem saber kkkkk não acredito em tamanha coincidência.
      Um abraço

      Excluir
  12. Li a muitos comentários sobre essa polemica. Não cheguei a ler Jogos Vorazes mais assisti ao filme.
    É apesar de notar uma certa semelhança, a história é incrível e viciante.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dany
      Certamente as semelhanças são visíveis. Mas são obras distintas que tem coisas diferentes a oferecer. Super indico ambas ^^
      Um abraço

      Excluir
  13. Oiii Daniel, adorei o post e o tema (adoro polêmica). Bom, eu nunca li Battle Royale, mas eu tenho muita vontade. Sinceramente, não acredito que seja plágio e também não sei se Suzanne Collins se inspirou de alguma forma, mas não vejo porque tanta polêmica e intriga se até mesmo o escritor não está se importando muito com a situação e por mais que os dois tenham muitos pontos iguais, cada livro tem sua narrativa e vários pontos diferentes também, então, com ou sem inspiração as duas obras são boas e acrescentam alguma coisa para os amantes de literatura e pra mim é isso o que importa!
    beijos

    fotosefelicidades.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mari
      Tambem sou desses que adora uma polêmica rsrs.
      Acho que essa coisa virou polêmica por causa do sensacionalismo e tal. Porque certamente não foi plágio.
      São inegáveis as semelhanças, mas se Suzane insiste em dizer que não se inspirou, deixa ela kk Tendo se inspirado ou não Jogos Vorazes ficou foda.
      Um abraço

      Excluir
  14. Olá. Li apenas a trilogia Jogos Vorazes e gostei, mas não é isso tudo. Tem distopias muito mais melhores... mas opinião é opinião. Nunca tinha ouvido falar sobre o outro livro discutido. Mas distopia boa e foda mesmo é 1984 ;)
    Beijos e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Iris
      Sou louco pra ler 1984, me interesso muito por distopias clássicas.
      Um abraço

      Excluir
  15. Tenho vontade de ler mas falta tempo/dinheiro! Hehe! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex
      Poxa cara, espero que suas condições lhe permitam em ler em breve hsuahsuas
      Um abraço

      Excluir
  16. Já li muito sobre essa polêmica e quero ler Battle Royale só para conferir como é a história. Talvez ela nem conhecia mesmo ou livro, ou quem sabe ela se inspirou nele. Pelo jeito essa duvida terá de ficar, né, haha.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana
      Pois, a dúvida vai continuar, acho dificil acreditar que não houve uma inspiração.
      Leia sim Battle Royale, vc vai adorar.
      Um abraço

      Excluir
  17. Gente, eu desconhecia distopia antes de jogos vorazes euheuheuh
    E sabes, acredito sim que ela não conhecia o livro, as vezes as ideias batem!
    Acontece o mesmo com quem escreve música por exemplo.
    Quando meu pai estava no hospital a 500 km da cidade que moro escrevi a sim:
    "To aqui com pensamento lá e o coração na mão,
    Mas tenho fé que tudo vai dar certo
    Senhor cuida dele por mim, enquanto eu não estiver por perto"
    Ai me perguntaram se era um trecho de Dear God - Avenged Sevenfold, Eu nunca tinha se quer ouvido falar nessa banda, e quando fui averiguar, tinha um trecho quase igual na música!
    São idéias que se cruzam antes mesmo de se encontrar!
    Gostei daqui! Seguindo no blog!
    Bjs da LE
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Leticia
      É, pode ser que ela esteja dizendo a verdade, quem sabe. Mas não acredito em tamanhas coincidências rsrs
      Fico feliz que tenha gostado do blog ^^ Um abraço

      Excluir
  18. Oi, Daniel!
    Fiquei sabendo da semelhança entre Jogos Vorazes e Battle Royale há poucos meses, até porque ainda não conhecia Battlle Royale.
    As semelhanças são inegáveis, por isso mesmo coloquei o livro na minha lista de desejados.Para fazer minhas comparações.
    Não sabia dessa polêmica e da acusação de plágio. Fiquei mais curiosa ainda para conhecer a outra obra.
    Será que como você eu ficarei em cima do muro em relação as duas obras? Haha
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Eliana
      Leia sim Battle Royale, depois me diga o que achou rsrs
      Um abraço

      Excluir
  19. voce escreve muito bem...
    fiquei curioso pra ler o livro,
    mas sou team jogos vorazes HAHAHHAHA

    http://www.vireiadulto.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mateus
      Poxa cara, obrigado =D
      Entendo kkkkkk pra quem é totalmente Team Jogos Vorazes é dificil dar uma chance a esse livro, mas super vale a pena ^^
      Um abraço

      Excluir
  20. 'quem ainda não leu "Battle Royale" vai continuar sendo team jogos vorazes ou, se não leu nem um nem outro, vai continuar se interessando mais por JV por conta do sucesso.
    'li o "Jogos Vorazes" e "Em chamas" antes do livro do 'Takami e por isso foram ótimos, mas quando fui ler "Battle Royale", enxerguei os livros da 'Collins como algo fraco e amador, mas ainda se me perguntarem vou dizer que, pelo menos o primeiro livro da saga, foi mais significativo pra mim do que o "Battle Royale", mas se fosse para escolher entre a série inteira e o livrão único, escolheria o BR.
    'plágio? 'Collins deu outras explicações! acredito que mas pessoas podem acabar "criando" histórias semelhantes sem nunca terem contato com histórias inspiradoras, mas no caso da 'Collins, acho que é uma mentirinha dela.

    gabryel fellipe - quimeras mirabolantes

    gostei do seu blog, e chegar aqui e ver logo essa bela postagem, me fez admirá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabryel
      Pois é cara, o sucesso que Jogos Vorazes fez foi muito grande. Ao meu ver Jogos Vorazes tem a escência de Battle Royale, mas adaptada com o que é preciso para fazer sucesso nos dia de hoje. Não estou desmerecendo Battle Royale, amei o livro, talvez não tenha feito tanto sucesso por que é japonês.
      Tambem nao consigo acreditar na Collins, acho coincidencia demais kkkkk
      Um abraço

      Excluir
  21. Oi Daniel! ADOREI o post.
    Eu não li nenhum dos dois livros, portanto não posso falar com propriedade a respeito do assunto. Mas por tudo que li aqui (e em outros locais), acredito que houve uma inspiração no Battle Royale. Também acho a palavra plágio muito forte, mas acho que oprimeiro deve ter servido com molde para que fosse criado Jogos Vorazes.
    Pretendo ler os dois e analisá-los. Espero gostar de ambos.
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Neyla
      Leia sim os dois livros, você vai gostar =D
      Não importa o que a Suzane diga, seu livro tem a essência de Battle Royale rsrs
      Um abraço

      Excluir
  22. Oii, tudo bem? Adorei seu blog achei ele muito bacana hahaha Beijos amor! www.colecionandopalavras.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Daniel. Adorei as comparações e conseguiu me elucidar bastante. Realmente achei as obras bem parecidas, mas como você disse a Suzanne conseguiu colocar o seu algo a mais e me deixou totalmente apaixonada. Não sabia que estava rolando essa polemica, mas serviu para que eu possa ler Battle Royale, pois não o conhecia. Já estou ansiosa pela leitura.
    Já estou seguindo aqui. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Daniel.

    Minha nossa!!! Não sabia desta, por tudo que disse e comparou, há meras semelhanças, mas Jogos vorazes não parece ser tão mais intenso do que o outro...
    Realmente plágio não, mas como disse, ela pode ter se inspirado sim... ou não já que diz que nem sabia.
    A questão é que um foi lançado a 10 anos antes e achei ele mais para quem tem estômago e JV para o público juvenil...

    Abraços!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  25. Olá, Daniel! Gostei muito do seu post, parabéns! Não li Jogos Vorazes nem tenho vontade e também não li Batlle Royale, mas, apesar de não saber muito bem do que esse último se tratava, tinha certa curiosidade por causa da sua quantidade de páginas. Agora sabendo um pouco mais da história de cada um, continuo sem vontade de ler JV e minha curiosidade sobre BR aumentou, mas fico com receio de lê-lo pois acho que não tenho tanta coragem para isso hahahahaha Acho que a Suzanne Collins se inspirou sim em Battle Royale, mas plágio é demais, as duas obras têm muitas diferenças. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oiiiii
    Confesso que já tinha visto a capa de Battle Royale, mas não fazia a menor ideia sobre o que era a história. Confesso também que fiquei com muita vontade de ler, porque como li Jogos Vorazes e amei, acho que por causa das diferenças, ia gostar também de Battle Royale.
    Parabéns pela postagem!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Daniel, tudo bem?
    Adorei o post! Ficou bem completo e descritivo.
    Assim que fui apresentada à Jogos Vorazes, ao acessar o goodreads já vi os comentários sobre plágio/inspiração com relação a Battle Royale e fiquei bem curiosa para ler a obra, que por sorte foi lançada no Brasil, espero ler em breve e tirar as minhas próprias conclusões, também quero assistir ao filme (que infelizmente é bem antiguinho).
    Abraços,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes