Resenhas e conteúdos sobre literatura

8 de janeiro de 2015

Resenha: Quando Nerds Encontram Orcs #Maratona 2-1

Livro: Quando Nerds Encontram Orcs
Autor: Elias Ribeiro
Editora: Buriti
Páginas: 310
Avaliação:

Sinopse: O que você faria, se fosse capaz de entrar em seu jogo de RPG favorito?
Improváveis amigos se reúnem para uma partida de RPG, quando são, de alguma forma, transportados para dentro do jogo. Agora, eles se veem em uma difícil tarefa de terminar o jogo, lidando com orcs e elfos reais, com consequências trágicas. Desta vez a expressão “fim de jogo”, nunca foi tão ruim.


Resenha
Fala galera, tudo bom? Hoje trago para vocês a resenha do livro do parceiro Elias Ribeiro. Primeiramente eu gostaria de agradecer novamente ao autor pela oportunidade, e dizer que este é mais um daqueles livros que me motivam a continuar dando uma chance para a literatura nacional. Uma obra criativa, envolvente e emocionante. Enfim, uma ótima aventura.

No livro somos apresentados à nosso protagonista Heitor, um jovem nerd, que após um dia de trabalho na empresa de segurança eletrônica, combinou de se encontrar com um grupo de amigos em um ateliê para jogarem uma partida de RPG clássico (aqueles de mesa, ao estilo Dungeons&Dragons). O grupo seria composto por Alex e Phillip, donos do atêlie; Celina, amiga de Heitor que mantém uma paixão por ele; Magali, ex namorada do Heitor; Caio, amigo de Magali; e Gabriel, o mais novo do grupo, com 14 anos, que seria o narrador. Bom, até aí tudo normal. Amigos se reunindo para um partida de RPG, nada demais. Mas o problema estaria no Jogo, até então desconhecido por todos os integrantes. Jogo este que foi achado por Gabriel no porão de sua casa e que seu avô jamais lhe deixou sequer tocá-lo; e obviamente o avô tinha motivos para isso.

Ao se iniciar a partida, cada pessoa define qual será sua classe e então Gabriel começa a narrar os acontecimentos. É aí que todos se surpreendem, pois os eventos narrados realmente começam a acontecer e então, de repente, os amigos se veem sugados para dentro do mundo do RPG, na forma de seus personagens, com todas suas peculiaridades e habilidades. Chegando lá, eles se veem obrigados a enfrentar os mais diversos perigos e criaturas que eles jamais imaginariam ver, como orcs, goblins, elfos e lobisomens, tudo para alcançar seu objetivo: chegar ao final do jogo e encontrar uma saída.

O autor teve enorme criatividade ao escrever a história. A justificativa dada para a criação deste universo paralelo dentro de um jogo é muito bacana. Também é muito interessante o contraste na idade dos personagens, indo desde um adolescente de 14 anos até adultos de 40 anos.
A narrativa é feita em 3ª pessoa, alternando entre vários personagens, deste modo permitindo uma exposição mais detalhada do ambiente e uma narração de acontecimentos simultâneos, além de permitir também que o leitor conheça mais das características de cada personagem. A maneira de o autor narrar, misturando emoção, suspense e humor contribui para que a leitura seja fácil, além de tornar a obra envolvente. Um dos poucos problemas que tive com a leitura foram os erros ortográficos, mas não é nada que atrapalhe muito e certamente serão corrigidos numa 2ª edição. Quanto ao final do livro, foi bem bacana e o autor atiça a curiosidade do leitor para o próximo livro da série, que eu estou ansioso por ler ^^.

Enfim, é isso aí galera. Recomendo muito este livro para aqueles que estão em busca de uma boa aventura, principalmente para os Nerds como eu que são loucos por RPGs kkk. Você certamente vai se divertir bastante com esta leitura.
Um abraço e até a próxima.

-Quotes Favoritas-

"Ninguém fica velho de verdade. Um homem, não passa de uma criança alta! Vergonha é viver uma vida de acordo com o que esperam da gente, e não como realmente queremos" (pág 91)

"Não se culpe, é da natureza humana. Para a maioria das pessoas, é mais fácil ignorar o fantástico, do que aceitar que suas convicções são equivocadas." (pág 127)

"Somos sempre prisioneiros de qualquer realidade. Tudo depende de qual realidade estamos dispostos a viver." (pág 149)


Saiba mais sobre o autor:



Elias Ribeiro
Elias Ribeiro, 29 anos, natural de Campos dos Goytacazes é graduado em psicologia e diretor de curtas independentes. Atualmente se dedica à diversas atividades, entre elas a escrita e a produção de vídeos com a companhia "Os Invisíveis".
Blog do autor
Facebook
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

19 comentários:

  1. Confesso que quando vi o título, o livro não me chamou muita atenção. Mas... como sempre tem um "mas", eu gostei bastante do enredo do livro e a sua resenha me convenceu. Com certeza eu vou dar uma chance pra esse autor.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Debora
      Que bom que se interessou pelo livro.
      Dê sim uma chance a ele, vc vai se divertir muito.
      Um abraço

      Excluir
  2. Olá!
    Haha, acredita que o correio entregou hoje? Fiquei esperando e nada, dai chegou, meu irmão viu e escondeu dizendo que o leria primeiro, vê se pode? rsrs.
    Tudo bem né?...
    U-A-U, que demais! Haha, com toda certeza o avô tinha motivos... Ser transportado e sobreviver até o fim do jogo? Nussa, dependendo acho que não conseguiria kkk
    Amei saber sua opinião e é uma pena os erros, mas fico feliz que não atrapalhe, logo será a minha ( se meu maninho deixar) XD

    Abração!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tamires
      Rindo muito deste seu irmão kkkkk Pelo visto vc vai precisar esperar um pouquinho pra ler, mas quando enfim tiver a chance de ler, não vai se arrepender ^^
      Espero sua resenha, quero muito saber qual será sua opinião =)
      Um abraço

      Excluir
  3. Olá!
    Haha, acredita que o correio entregou hoje? Fiquei esperando e nada, dai chegou, meu irmão viu e escondeu dizendo que o leria primeiro, vê se pode? rsrs.
    Tudo bem né?...
    U-A-U, que demais! Haha, com toda certeza o avô tinha motivos... Ser transportado e sobreviver até o fim do jogo? Nussa, dependendo acho que não conseguiria kkk
    Amei saber sua opinião e é uma pena os erros, mas fico feliz que não atrapalhe, logo será a minha ( se meu maninho deixar) XD

    Abração!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  4. O título não agradou, mas a sinopse e a resenha cativara. Sou fanático por RPG. Quero mesmo dar uma chance para a obra futuramente. :)

    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Hugo
      Pra você que é fanático em RPG, seria uma boa ler este livro ^^
      Um abraço

      Excluir
  5. Oi te indiquei numa TAG, espero que goste e responda o desafio.

    http://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nossa...esse livro parece ser muito interessante, vou tentar uma parceria com o autor, pois gostaria muito de ler seu livro. Parabéns pelo blog e resenha, esta ficou ótima!!!

    Abraços e boas leituras

    http://blog-imaginacaodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Amanda
      Muito obrigado =D Espero que tenha a chance de ler o livro, muito bacana.
      Um abraço

      Excluir
  7. Oi Daniel,

    Tipo eu não sabia o que era RPG, mesmo ouvindo muito falar desse termo, bom agora eu sei o que é, achei a capa super chamativa e o titulo bem diferente, mas seria um livro que eu me aventuraria sim, gostei dele! Gostei da resenha e das fotos!

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mayla
      Acho que eu devia ter falado um pouco sobre oque é rpg rsrs eu esqueço que nem todo mundo sabe.
      Que bom que se interessou pelo livro =D
      Um abraço
      Oficina do Leitor / Facebook

      Excluir
  8. Oi
    Nem conhecia o livro e a história parece ser legal e gostei da capa, o enredo lembrou um pouco aquele filme Jumanji que esta relacionado a um jogo assim. Me interessei pela leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Denise
      Super lembra Jumanji kkkkkkk foi a primeira coisa que pensei quando começou o jogo.
      Um abraço

      Excluir
  9. Oi Daniel. Achei bem interessante a premissa desse livro. Me lembrou bastante aquele filme jumanje (acho que é isso) e o desenho da Caverna do Dragão. Ficou louca com isso. Adoro histórias onde aparecem esses seres fantásticos! <3 Louca para ler também. Parabéns pela resenha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gica
      Realmente o livro lembra Jumanji e Caverna do Dragao kkkkk
      Espero que tenha a oportunidade de conhecer o livro, super indico.
      Um abraço
      Oficina do Leitor / Facebook

      Excluir
  10. Oi Daniel, tudo bem?

    Confesso que desconhecia esse livro, porém, achei a arte presente na capa chamativa. Além disso, achei a trama interessante, seja pelo fato dela envolver Orcs, ou por ser ambientada dentro de um jogo RPG. Vou colocá-lo na minha meta de leitura, espero que eu consiga lê-lo (rsrs).

    Abraços,
    Gustavo Demétrio - Adm. Jr.
    Vida de Leitor - vidadeleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Daniel, tudo bom?

    Ainda não conhecia esse livro, mas quando li a palavrinha "RPG" confesso que me animei. Achei a capa muito linda, toda cheia de detalhes. É bem colorida e chamativa, indicaria aos meus alunos! Parabéns pela parceria, a resenha ficou demais. Fiquei com vontade de ler e indicar aos meus alunos.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes