Resenhas e conteúdos sobre literatura

12 de abril de 2015

Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas


Livro: Supernova - O Encantador de Flechas
Autor: Renan Carvalho
Páginas: 440
Editora: Novo Conceito
Avaliação:
Sinopse: Imersa em uma ditadura ideológica, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que usa os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir os direitos da população. Do outro, um governo tirano, com soldados especialistas em aniquilar magos, nome vulgar dado aos praticantes de tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, um garoto prestes a se formar na escola e não sabe qual futuro pode ter em uma cidade como Acigam. Após o envolvimento dos membros de sua família na rebelião, ele percebe que também está fadado a participar da guerra e vive uma aventura alucinante para descobrir mais sobre a misteriosa ciência que permite encantar objetos com a energia dos elementos. Leran deverá conciliar suas preocupações com a irmã mais nova, a recente vida amorosa e o medo de ser capturado pelos terríveis silenciadores.

Resenha
O Encantador de Flechas é um livro que eu sempre tive vontade de conhecer, antes mesmo dele ter sido relançado pela editora Novo Conceito, à qual agradeço pela oportunidade de finalmente ler esta obra. Este é mais um daqueles livros que vêm para confrontar os preconceitos com a literatura nacional. Eletrizante, criativo e envolvente. Posso afirmar, sem dúvida alguma, que de todas as obras nacionais que li até o momento, O Encantador de Flechas tem um lugar privilegiado entre os meus favoritos.
A história se passa em Acigam, uma cidade cercada por muros, onde nosso protagonista Leran vive com a mãe e a irmã. Neste lugar, o governo proíbe intensamente o uso e o estudo das energias, que são as fontes de magia utilizadas pelos magos. Acontece que Leran é um garoto que demonstra afinidade com a magia, e seu avô é um experiente mago. Em decorrência disso, o garoto têm aulas às escondidas com seu avô, que lhe passa os conhecimentos secretos sobre as energias que regem o universo e lhe ensina a técnica de manipulação dos elementos.

Como os magos são visto como um grande perigo às autoridades locais, o governo acabou por implantar um sistema de segurança específico para lidar com eles, sistema este que era composto por guerreiros altamente especializados na interceptação da magia, chamados Silenciadores. A maior parte da população não sabe, mas a cidade de Acigam passa constantemente por conflitos decorrentes do uso da magia. E não demora até Leran ser inserido neste contexto, e precisar lutar para o bem de sua família e de seus companheiros.
O romance se faz presente na história, mas, felizmente, em uma dose bem aceitável. Leran conhece uma garota misteriosa chamada Judra, por quem o garoto se apaixona. A narração do livro é feita em 1ª pessoa e, a partir de determinado momento, a mesma passa a se dividir entre o ponto de vista de Leran e Judra. A linguagem utilizada é bastante fluída e os capítulos são bem estruturados. As cenas de ação são bem desenvolvidas, e o desenvolvimento dos elementos fantásticos foi muito bom.

O livro mescla os gêneros Fantasia e Distopia, uma mistura bastante delicada, na minha opinião. Estava receoso quanto a isso ao iniciar a leitura, uma vez que esta mistura dos gêneros já me rendeu decepções, mas felizmente, o autor consegue unir os dois gêneros de maneira excelente. A edição está maravilhosa, começando por esta capa incrível e as ilustrações muito bem feitas ao decorrer da história. O livro conta ainda com um capítulo extra e um apêndice, para auxiliar-nos a entender melhor alguns termos utilizados. O desfecho do livro é eletrizante, sendo uma tarefa difícil interromper a leitura, principalmente na reta final. Temos também o primeiro capítulo do próximo livro da série, ao final do livro, que contribui para deixar-nos ainda mais ansiosos para o próximo volume. Com toda certeza, este é um livro que eu super recomendo. Se você quer dar uma chance à literatura nacional, O Encantador de Flechas é uma excelente opção, você não vai se arrepender.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Curti bastante a resenha, adoro a temática fantástica ala RPG!
    Abraços :)
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, fico interessada em livros assim.. Ainda mais agora que estou a procura de livros. Estou fazendo uma lista de livros para ler até o final do ano.. Quais me indicaria mais??
    Estou participando de um concurso cultural, e gostaria de pedir seu voto. O links não é vírus.
    https://www.facebook.com/faladantasblog/photos/pb.233704953318193.-2207520000.1428894884./928415533847128/?type=3&theater
    Em troca, irei fazer a divulgação no meu blog e na fã page, no final do mês! Me ajude por favor.
    E me avisa para que eu possa te por na lista de divulgação, ficará um mês lá no meu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e eu super quero ler este livro.
    Abs - Pedro Ramos
    www.pedroramos.com.br

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes