Resenhas e conteúdos sobre literatura

23 de dezembro de 2014

O Doador de Memórias: Livro X Filme

Saudações queridos leitores!!! Recentemente li o livro O Doador de Memórias, pois estava louco para ver o filme mas queria primeiro ler para analisar a qualidade da adaptação. Bom, eu não aprendo mesmo! Não sei por que eu fico ansioso para ver as adaptações se elas quase sempre me decepcionam. E adivinhem?? Com O Doador de Memórias não foi diferente.
Nessa postagem eu darei minha opinião. É direito seu ter
uma opinião diferente e eu respeito. Então por favor
respeite a minha também =p



Pra quem não conhece o livro, trata-se de uma distopia, onde nos é apresentada uma sociedade aparentemente perfeita, mas que foi construída a base de mentiras. Nessa sociedade ninguém tem acesso às memórias do passado a não ser o Recebedor de Memórias. As pessoas não tem real liberdade  são submetidas à inúmeras regras. Bom, o intuito desta postagem não é fazer um resumo do livro, então caso se interesse por saber mais, por favor acesse minha resenha clicando >>Aqui<<


Minhas Impressões

Como eu havia dito em minha resenha, algumas coisas no livro não me agradaram. Mas com o filme foi muito pior, VÁRIAS COISAS não me agradaram nem um pouco. Então... vamos começar do começo rsrs (não se preocupe, não darei nenhum spoiler relevante)


O elenco: para quem não sabe, no livro O Doador de Memórias, as crianças são submetidas à Cerimônia de Escolha de Atribuição aos 12 anos. No filme não é diferente. PORÉM.... como eu disse, são CRIANÇAS DE 12 ANOS, e aquele elenco do filme certamente tem uma idade bem superior. Começando por nosso protagonista Jonas, nem de longe aquele ator parece chegar pelo menos perto da idade do personagem. Com os amigos dele, Asher e Fiona também não é diferente. Eu não achei legal isso de colocarem esses atores para representar como se fossem mesmo pessoas de 12 anos. Eu achei isso um insulto à obra de Lois Lowry e também ao público, uma vez que ninguém é idiota, é extremamente perceptível a diferença na idade dos atores e a idade que o filme afirma que os personagens tem.



A história: Notei uma pobreza de detalhes imensa no filme. A sociedade criada por Lois Lowry em seu livro é muito complexa e necessita ser bem descrita para que a pessoa se situe. No filme, somos atirados de cabeça nessa sociedade, sem a devida descrição da vida, dos costumes e das regras que a compõem. 

A adaptação: É comum, necessário e totalmente compreensível que algumas coisas de um livro tenham que ser alteradas para que se coloque no filme. Mas, como eu disse: ALGUMAS. Qual a necessidade de ficar mudando várias coisas? Sim, algumas mudanças no filme foram positivas, como a tecnologia, por exemplo. Pelo filme pude ver melhor o quão avançada era a tecnologia nessa sociedade. Outra mudança que eu achei bem bacana foi a mudança da Atribuição do Asher, porque, convenhamos, ser Piloto é muito mais legal que Diretor de Recreação rsrs Mas essa mudança de atribuição foi seguida por inúmeras outra mudanças no personagem e no seu relacionamento com o protagonista. Houveram também diversas pequenas mudanças um tanto inúteis ao meu ver, que não agregaram nada ao filme.



O desfecho: Quem já leu O Doador de Memórias sabe que o final é muito aberto, o que me incomodou bastante, O filme mudou e muito o final, a partir da metade do filme já se percebe que a história está tomando um rumo totalmente diferente. Mas, isso foi bom? Eu não gostei, achei que eles mudaram demais e no final deu no mesmo, ficou aquele grande buraco no fim. Enfim, não achei bacana a mudança do final da história. Fica parecido com o livro? Bom, de certo modo sim, porém o filme avança além do final do livro, nos dando um pouco mais do que acontece após, mas dá no mesmo no final, ficamos com aquele questionamento: "E aí? O que acontece depois?". Eu particularmente fiquei mais envolvido pelo final do livro.



Últimas considerações: Achei o filme muito corrido. Eu sei, é necessário resumir as coisas para se adaptar. Mas acho que resumiram um pouco demais, a sociedade é complexa demais para ser retratada da maneira que foi. Outra coisa que se nota é um maior foco no romance, coisa que no livro se tem pouco. Para mim essa mudança relativa ao romance foi muito "ah, tanto faz"; uma vez que meu interesse era na incrível sociedade retratada; mas entendo que tenham feito a mudança para atrair um maior público. Outra coisa que é mais explorada no filme é a Ação, que no livro não temos muita. Porém tiveram que mudar vários aspectos para dar maior foco á ação, e a maioria dessas mudanças não me agradaram.


Enfim galera é isso aí. Se for para escolher uma palavra para definir este filme eu diria: DECEPCIONANTE. Mas já estou muito acostumado a lidar com essas decepções em adaptações kkkkkk Mas como eu disse, eu nunca aprendo, sempre que sai uma adaptação eu tenho que ver.

Claro que eu não podia deixar de colocar a Taylor Swift kkkk s2

Espero que tenham gostado. Se interessou pela história? Leia o livro, não veja esse filme xD
Até a próxima.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

23 comentários:

  1. Eu nunca li o livro,mas fiquei com a sensação de que o filme era incrívelmente corrido. Eu realmente quero ler o livro depois dessa comparação!
    Beijos da Bia!♥♥♥

    http://www.strelateen.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Beatriz. Muito corrido esse filme kkkk até quem não leu o livro da pra perceber.
      Leia sim o livro, você vai adorar =D
      Um abraço

      Excluir
  2. Eu nunca li o livro e nem vi o filme, mas depois da sua avaliação com certeza verei pra ter ideia de como é. Já o livro parece ser muito bom e lerei também .. e é realmente decepcionante quando mudam tanto as adaptações pro cinema :/

    Meu Mundinho de Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana. Recomendo que leia o livro sim ^^ já o filme.... melhor ler o livro primeiro kkkkkk
      Um abraço

      Excluir
  3. Eu só vi o filme, mas sabe mesmo sendo decepcionante eu vejo kkk, porque muitas vezes é assim que conheço os livros. Foi assim com Vampire Academy, amoo os livros mas o filme decepciona, mas é até bom que tenham filmes assim, ai os espectadores podem conhecer os livros.

    Bjoos Miih ♡

    http://bookscoffeeandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Miih. Olhando por esse lado, até q faz sentido kkkkk Também já conheci livros por causa de filmes que muitas vezes foram decepcionantes.
      Um abraço

      Excluir
  4. Daniel, te entendo completamente nesse quesito "adaptações decepcionantes"! Dificilmente, alguma versão vai ser tão fiel quanto a nossa imaginação aliada ao livro em questão. Claro, há de se levar em conta que um roteiro costuma ter uma linguagem diferente do que um texto literário e ele amplia - no cinema - o público-alvo. Daí, surgem aquelas ênfases em aspectos da história como o romance, a ação e outras cositas más. O jeito é respirar fundo e, quando resolvermos matar a curiosidade na telona, ir com a mente aberta. Até porque, se a adaptação é boa, atrai novos leitores para a obra. Se não for, é puro entretenimento passageiro.

    Beijo, beijo - http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Meg. É verdade, dificilmente uma adaptação ira atender nossas expectativas.
      Eu sempre vou de mente aberta assistir, mas esse povo abusa kkkkk tem coisas que são inadmissíveis.
      Um abraço

      Excluir
  5. Olá!
    Ainda não li o livro e muito menos assisti ao filme. Devo confessar que não tenho paciência para assistir, sou meio hiperativa kkkkkk
    E esse não é o tipo de livro que me interessa também, mas devo concordar com você que há algumas adaptações cinematográficas que ficam horríveis se comparadas aos livros.

    Beijo
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Milena. Você não vai perder nada se não assistir à esse filme kkkk
      O livro eu recomendo que você dê uma chance algum dia, muito bom =D
      Um abraço

      Excluir
  6. Áh, achei bem interessante a ideia do livro. E o filme , tendo a deusa da Meryl , sem dúvidas de que vou ver. Bjs www.mundorayo.con

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rayane.. Também quis ver o por causa dos atores kkkkk Principalmente a senhorita Swift s2
      Um abraço

      Excluir
  7. Olá Daniel,
    Primeiramente obrigado por visitar e comentar no blog :)
    Concordo plenamente com você, são pouca adaptações e satisfaz os fãs de livros e isso irrita a maioria, gostei do post...parabéns, seguindo o blog....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marco Antonio.
      Fico muito receoso na hora de assistir as adaptações kkkk na maioria das vezes já sei que vai ser decepção na certa. Mas como eu disse, nao aprendo nunca hehe
      Um abraço

      Excluir
  8. Oi Daniel, tudo bem?
    Eu não li o livro, mas assisti ao filme e também senti falta de maiores explicações sobre a sociadade sabe, e me deu agonia aquele final em aberto, rs
    Abraços,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Andreia.
      Em relação ao final, o livro também dá agonia. Mas na questão da descrição dos detalhes da sociedade ele é fantástico. Recomendo a leitura.
      Um abraço

      Excluir
  9. Olá,
    Eu já li o livro, gostei muito e inclusive estou com o filme aqui pra ver, só que ainda não vi. Mas acabei até desanimando, saber que você não gostou me deixou receosa. Essas adaptações sempre nos decepcionam =/.
    Beijos.
    Memórias de leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Inês. Eu sou sincero, o final não tá legal não kkkkk Eu que sou muito curioso tenho sempre que ver as adaptações. E essa, como a maioria das que vi, foi decepcionante também =/
      Um abraço

      Excluir
  10. Olá; ainda não vi o filme nem li o livro. Foi mais um filme inspirado no livro do que uma adaptação, então, né? Eu gosto de filmes baseados em livros, mas muda bastante coisa na maioria das vezes.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marijleite. Não sei se posso dizer que foi inspirado no filme. Inspirado foi aquela adaptação de Percy Jackson, que de igual só tinha o nome dos personagens kkkkkk Então, acho que foi uma adaptação sim, mas não foi uma adaptação bacana =/
      Um abraço

      Excluir
  11. Oi!
    Estava bastante curiosa para ler o livro e assistir a adaptação. Uma pena que tenha sido uma decepção para você.
    Agora diminui um pouco mais minhas expectativas. Atualmente está sendo muito difícil ver uma adaptação que não tenha grandes modificações. São raros os casos de filmes que conseguem ser fiel a sua obra original.
    Ainda quero ler o livro, já o filme nem tanto.
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Eliana. Leia sim o livro, você vai adorar. O filme entra na lista das adaptações literárias que ficaram um cocô kkkkkk
      Um abraço

      Excluir
  12. Oi, Daniel! Como vai?
    Só assisti ao filme, e pela sua resenha já tinha dado para perceber que foi uma adaptação bem diferente. Eu também odiei o final, mas fazer o quê?! Ah... Sei lá. Eu gostei bastante, mas não tanto, quer dizer, eu gostei só que algumas coisas meio que sei lá. Um aspecto que eu achei MUITO SUPER FUCKING INTERESSANTE no filme e você não citou foi a fotografia, que começa com tudo em preto e branco e aos poucos, de acordo com as descobertas, com as emoções, tudo vai se colorindo. Acho que foi o ponto magnifico do filme, o que me deixou presa a ele. Em geral, pensando por esse lado, eu até que gostei bastante, sim, só acho que aquele final estragou tudo. Mas isso enquanto eu ainda não li o livro. De qualquer forma, acho que todas as adaptações, mesmo que as piores, são importantes, pois sem o filme de O Doador de Memórias, muitos não conheceriam a obra, assim como aconteceu com, por exemplo, Percy Jackson. Sei lá, minha opinião.
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes