Resenhas e conteúdos sobre literatura

14 de dezembro de 2014

Resenha: Claros Sinais de Loucura - #Maratona 4


Livro: Claros Sinais de Loucura
Autora: Karen Harrington
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Avaliação:

Sinopse:  Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.
Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.
Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.


-Resenha-

Bom, para começar quero dizer que este é um daqueles livros que tendem a levar o leitor à reflexão.Uma história pura, contada por uma protagonista adorável e bem a frente de sua idade, que teve de aprender à lidar com as dificuldades desde cedo. Enfim, uma ótima leitura.


Sarah Nelson, uma garota que está prestes a completar doze anos. É normal que nessa idade as descobertas, questionamentos e medos comecem a se intensificar. Mas o maior medo de Sarah é ficar louca, o que é compreensível, uma vez que um acontecimento do passado a marca profundamente. Quando ela e o irmão gêmeo tinham apenas dois anos, sua mãe, Jane Nelson, tentou lhes matar afogando-os em uma pia. Chocante, não? Sarah conseguiu sobreviver, mas infelizmente seu irmão não teve a mesma sorte. Após este terrível “incidente”, Jane foi julgada e internada em uma instituição psiquiátrica. A partir de então Sarah começou a viver apenas com o pai. E como se a situação com a mãe não fosse o bastante, seu pai se torna alcóolatra, e a pobre Sarah se vê obrigada a crescer com uma mãe ausente e um pai que, quando não está bêbado, não lhe dá a devida atenção. Mas ainda tem mais, o caso “Jane Nelson” ficou famoso, então não houve maneira de Sarah escapar de seu passado durante seu crescimento, a mídia sempre estava lá para lembra-la. Devido à isso, ela e o pai viviam constantemente mudando de casa, uma vez que não suportavam ficar em um lugar quando as pessoas descobriam quem eles eram.
No verão de seu aniversário de doze anos, o que mais preocupa Sarah é a passagem para o 7ºano, quando eles devem fazer uma árvore genealógica e falar sobre sua família. Seria inevitável que todos descobrissem sua identidade. Mas Sarah tem planos para o verão, um deles é conseguir passar as férias em casa ao invés da casa dos avós; outro é dar seu primeiro beijo e assim cumprir o pacto que fez com sua amiga Lisa. A partir de então a história se desenvolve com este verão da vida de Sarah, suas descobertas e suas reflexões sobre a vida.

A querida protagonista Sarah Nelson me cativou desde o primeiro momento, sua evolução desde o começo da narrativa é perceptível. É impressionante sua maturidade para uma garota de 12 anos. Apaixonada por livros, seu preferido é o clássico “O Sol é para todos”, que ela ama a tal ponto de escrever cartas para um personagem dele. Uma garota cheia de peculiaridades, uma deles é que sua melhor amiga se chama Planta, e sim, é uma planta; com ela Sarah compartilha todos seus segredos e angústias.


A autora consegue retratar com enorme sensibilidade as dificuldades que a garota tem que enfrentar, que vão desde os típicos problemas de adolescente até seu relacionamento com o pai alcóolatra e a mãe louca. A narrativa é fluída, simples e muito fácil de ler, o que colabora para que esta possa ser uma leitura rápida. É possível retirar uma série de reflexões ao analisar os pensamentos, as dificuldades e as atitudes de Sarah Nelson. Enfim, é uma obra sensível sobre amadurecimento e superação. Recomendo muito este livro.

-Quotes Favoritas-

“Também sou um livro não lido. Estou esperando para saber o que acontecerá comigo.” (pág 86)

“É isso o que eu sou, uma cripta de segredos. Eles se agitam dentro do meu peito como pássaros engaiolados que querem fugir, mas tem medo de voar.” (pág 97)

“As vezes a gente descobre uma palavra nova e pensa: onde você esteve minha vida inteira?” (pág 166)

“Aqui está mais uma coisa que eu precisei aprender sozinha. Depois que algo muda na sua vida, é melhor esperar por mais mudanças. É como derrubar o primeiro dominó. As outras peças não podem fazer nada, só cair onde estão. Se você tiver sorte, não vai se importar com o jeito como elas caem.” (pág 246)


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

21 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Apesar de não ler livros do tema em questão, achei a trama interessante, com pontos positivos que vão desde a protagonista a escrita da autora. Como eu havia dito, não costumo ler obras do gênero, mas quem saiba algum dia? Ainda mais sabendo que ela é de fácil leitura e rápida. Ótima resenha!

    Abraços,
    Gustavo Demétrio

    VIDA DE LEITOR - vidadeleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo, se algum dia você quiser variar nas leituras, esta é uma ótima escolha =D Também não sou grande fã deste gênero, mas gosto de variar de vez em quando pra não enjoar kkkk
      Um abraço

      Excluir
  2. Já vi muitas pessoas falando super bem desse livro, o que me deixa bem empolgada e curiosa para conhecer a história. A capa é linda, uma graça! Adorei os quotes, principalmente o primeiro. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, recomendo muito esta leitura. Adorei aquele quote também, a protagonista tem umas reflexões bem interessantes para uma menina de sua idade =D
      Um abraço

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?
    Adoro livros assim, que te levam a reflexão. Esse título é tudo de bom, impossível ser mais atrativo rsrs fiquei com vontade de ler!
    Otima resenha e parabéns pelo blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mais me chamou atenção neste livro foi o título, mesmo antes de conhecer a história já me interessava em comprá-lo kkkkk E o titulo combinado à essa história incrivel ficou uma coisa fantastica =D
      Um abraço

      Excluir
  4. Oii ! Tenho escutado falar desse livro e lido ótimas resenhas sobre, confesso que estou com muita vontade de ler. Ele já está na minha lista de livros que quero ler. Adorei o blog ><

    Bjoos Miih

    http://bookscoffeeandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miih, muito obrigado e leia sim este livro =D muito muito bom

      Excluir
  5. Olá Daniel,
    Ouvi (e li) muitos elogios sobre esse livro e estou louca para lê-lo (agora só em 2015!). Ótima resenha, adoro livros que incitem reflexões e ao mesmo tempo tenham uma leitura confortável e fluída. E amei a frase: “É isso o que eu sou, uma cripta de segredos. Eles se agitam dentro do meu peito como pássaros engaiolados que querem fugir, mas tem medo de voar.” (pág 97)

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu, espero que você tenha a oportunidade de lê-lo em breve. Tambem adoro livros que levem a reflexão sem querer dar lição de moral. E esse quote ... s2 lindo de mais kkkkkkk
      Um abraço

      Excluir
  6. Oi!
    Já li algumas resenhas positivas sobre esse livro e fiquei bastante curiosa para lê-lo.
    Adoro livros que nos faz refletir bastante e esse parece ser o ponto alto de Claros Sinais de Loucura.
    Fiquei mais interessada ao saber que a protagonista é bem cativante.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    >>Tem promoção de Natal e Final de Ano lá no blog. São livros, marcadores e vale presente. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, recomendo muito essa leitura. A protagonista é simplesmente adorável kkkk
      Um abraço

      Excluir
  7. Oiii Daniel, tudo bem ??? Te achei em um blog (que eu não lembro ) e vim te visitar =D
    Adorei essa resenha. Já tinha ouvido falar no livro, mas n tinha me interessado muito. Agora lendo sua resenha me encantei. Quero muito ler :)
    Acho que volta e meia ele tá em promo no submarino e eu vou adquirir :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gig, muito obrigado pela visita =D Pode ter certeza que é um livro muito bom, melhor ainda porque sempre ta barato kkkkk
      Um abraço

      Excluir
  8. Oiii Daniel, tudo bem contigo? Cara antes de ler o seu post eu curti o titulo do livro hehehe. Vou adicionar no skoob e colocar para proximas compras literárias.
    Parabéns pelo seu blog e vou favoritar e sempre dar uma passada por aqui.

    www.livreando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, realmente o tilulo deste livro é muito chamativo, enorme criatividade por parte da autora.
      Muito obrigado =D, um abraço

      Excluir
  9. Já tinha visto algumas coisas sobre esse livro e agora é oficial, tenho que ler. A leitura parece agradável e a protagonista uma garota que consegue encantar os leitores, até mesmo os mais rabugentos. Mas admito que rir por ela ter como amiga uma planta.
    Meu pai não é Noel, mas que algum livro ele irá me dar é um fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, eu achei genial o negócio da planta kkkkkkkkk ela conta pra ela todos seus segredos. Gostei muito da Sarah Nelson, uma garota excepcional =D
      E... ganhar livro de presente de natal é a melhor coisa! Vou fazer meu meu pai me dar tbm kkkkkkk
      Um abraço

      Excluir
  10. Olá,


    Parabéns pelo blog e pela resenha, adorei!


    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ain, vou adicionar a minha lista de leituras! Parece ser bem interessante!
    Ah, adorei seu favicon! Fofo!

    ResponderExcluir
  12. Eu estou louca para ler esse livro. Já faz um tempo que estou atrás dele, e sua resenha aguçou ainda mais a minha vontade. Adoro livros mais reflexivos, onde podemos tirar lições para nós mesmos. Beijos
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes