Resenhas e conteúdos sobre literatura

19 de dezembro de 2014

Resenha: O Doador de Memórias - #Maratona 5


Livro: O Doador de Memórias
Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Páginas: 192
Avaliação:


Sinopse: Ganhadora de vários prêmios, Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes. Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar. Premiado com a Medalha John Newbery por sua significativa contribuição à literatura juvenil, este livro tem a rara virtude de contar uma história cheia de suspense, envolver os leitores no drama de seu personagem central e provocar profundas reflexões em pessoas de todas as idades. 

-Resenha-

Para começar quero dizer que sou grande fã de distopias e esta estava em minha lista de leituras à muito tempo, e finalmente tive a oportunidade de lê-la. Apesar de algumas coisas terem me incomodado, este é um livro com uma sociedade distópica extraordinária, essencial para os fissurados em distopias como eu.



Neste livro somos apresentados à uma sociedade aparentemente perfeita, onde não existe tristeza, fome, pobreza, dor e até mesmo amor. Uma sociedade monótona, onde todos devem seguir inúmeras regras e são condicionados a pensar que a sociedade como está é o melhor jeito de se viver. Nesta sociedade todas as memórias do passado, boas e ruins, são mantidas por apenas uma pessoa, o chamado Recebedor de Memórias.

Nosso protagonista, Jonas, é um garoto de 11 anos que vive nesta “sociedade perfeita”. Ele se encontra apreensivo devido à chegada de seus 12 anos e da chamada “Cerimônia dos Doze”, onde lhe é designada uma atribuição (que é a profissão que ele vai seguir). Nesta cerimônia, ele é escolhido para uma atribuição única e de enorme honra, a de Recebedor de Memórias. A partir de então o antigo Recebedor se torna um Doador, e é incumbido de passar todas as memórias do passado para o garoto, procedimento árduo, doloroso e que exige muita coragem, uma vez que algumas memórias são repletas de dor. A partir de então Jonas começa a descobrir que está vivendo uma mentira, e que há muito mais além de sua “cidade perfeita”.

A sociedade deste livro é bastante complexa, existem inúmeras regras a serem cumpridas para que se mantenha a paz. Uma coisa interessante é que as pessoas não tem liberdade, uma vez que não podem escolher com quem se casar ou sua profissão. Sequer podem gerar filhos, estes são gerados por pessoas designadas para isso, as chamadas “Mães Biológicas”, e eles devem ser requeridos ao governo e ele decidirá se o casal poderá ou não receber um filho, no caso um filho e uma filha, que é a regra.

O ponto forte do livro é a distopia, sendo este desprovido de ação. Fato que eu achei bem interessante, uma vez que muitas distopias acabam por perder o foco e direcionar-se a outros aspectos como o Romance. A criatividade da autora foi enorme ao desenvolver esta sociedade, detalhando bem suas particularidades.

Certamente trata-se de uma obra fantástica, porém algumas coisas não me agradaram, como o tamanho do livro. Achei que a história e a sociedade poderiam ter sido muito mais bem desenvolvidas, uma vez que o livro apresenta menos de 200 páginas. Outro coisa que não me agradou é que o livro apresenta um final muito aberto, não dando muitos detalhes sobre o desfecho da obra. Mas, sim, o livro possui continuações. É uma série de 4 livros na verdade, mas pelo que pude perceber, o segundo livro conta uma história diferente do primeiro, com outra protagonista. Porém espero que a história de Jonas continue em algum dos outros livros, por que os acontecimentos finais são de causar grande curiosidade ao leitor.

Enfim... Trata-se de uma distopia fantástica, uma obra criativa, fluída e de fácil leitura. Um livro super  envolvente e que dá para se ler rapidamente. Além de tudo, o livro ainda abre espaço para uma série de reflexões muito bacanas sobre nossos hábitos na sociedade. Recomendo muito esta leitura.


-Quotes Favoritas-

“-Mas por que todo mundo não pode ter as lembranças? Acho que seria um pouco mais fácil se as lembranças fossem partilhadas. O senhor e eu não teríamos de suportar tanta coisa sozinhos se todas as outras pessoas assumissem uma parte disso.” (pág 117)

“-O pior de ser quem guarda as lembranças não é a dor que se sente. É a solidão. As lembranças precisam ser partilhadas.” (pág 160)


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

44 comentários:

  1. Olá, Daniel
    Eu já li esse livro e, inclusive, publiquei uma resenha sobre ele no meu blog. Eu gostei muito dele, só achei que o final me decepcionou um pouco, fiquei com muitas dúvidas. Espero que no segundo livro da série, minhas dúvidas sejam todas esclarecidas.
    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gleydson, também fiquei com muitas duvidas e pelo visto não vou saber no segundo livro, já que a história se passa com outra protagonista --' Enfim, qualquer dia eu leio e espero que pelo menos seja bom igual esse.
      Um abraço

      Excluir
  2. Olá; ainda não li o livro e gostei bastante da sua resenha. Distopia não é meu gênero favorito. Viver numa sociedade como a do livro não deve ser uma maravilha, né?
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marijleite, com certeza eu não iria querer viver numa sociedade maluca dessas. Alcançar a paz vivendo em uma mentira, sem liberdade para decidir as coisas relativas a sua própria vida? Jamais kkkkkk
      Um abraço

      Excluir
  3. Oi Daniel!
    Eu também gosto de distopias e essa entrou para minha lista assim que li sobre o relançamento no Brasil. Acabei assistindo ao filme antes de conseguir comprar o livro, mas pelo menos tenho uma base sobre a história... Gostei bastante da sua resenha!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Evelise, ainda não assisti ao filme, e estou pensando se irei asistir ou não, pois pelo trailler já vi que mudou MUITA coisa e isso n me agrada kkkkk
      Um abraço

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Hey, tudo bem?

    Estou com esse livro na lista de leitura, mas sempre que pego para ler acabo desistindo. Acho que pelo fato de já ter visto o filme e achar que será a mesma coisa. Gostei muito da forma como a sociedade foi apresentada lá e os atores e atrizes escolhidos (com exceção do protagonista, não gosto desse ator). Vou ver se leio até o final de janeiro.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus, leia sim este livro, a sociedade que a autora criou é fantástica.
      Um abraço

      Excluir
  6. Eu ainda vou ler esse livro todos falam que é muito legall...
    mundoadolescente2015.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Luiz, não estão mentindo pra você, é muito muito legal mesmo kkkkkk leia sim
      Um abraço

      Excluir
  7. Oi Daniel, achei super interessante esse livro, deu vontade de ler! kkk

    www.foto-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Daniel! Como vai?
    Putz, não sabia que o personagem principal tinha apenas onze/doze anos o.O Apesar de estar interessada há algum tempo, apenas havia assistido ao filme - não, nem a sinopse eu tinha lido - e achei bem legal; agora eu minimamente entendo porque algumas pessoas falaram que a adaptação diferente. Bem, não sei se você já assistiu ao filme, mas o final é MUITO vago. Dá vontade de socar!! Espero poder ler O Doador de Memórias algum dia e estou torcendo para o fim ser diferente. E, gente, não sabia que os outros livros não eram continuações exatamente. Que triste :S
    Beijinhos,
    Karol.
    P.S. Seguindo ^^
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Karol, resolvi assistir ao filme esta tarde e so tenho uma coisa a dizer: DECEPCIONANTE!
      O final do filme é bastante diferente, porém tão vago quanto o livro.
      E não tenho certeza se em nenhum dos outros livros a história vai continuar, mas pelo que vi o Segundo livro certamente não é uma continuação.
      Um abraço

      Excluir
  9. A cada resenha que eu leio minha lista aumenta! kkkkk Parece ser muito bom esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii amanda. Sim, este livro é muito muito bom, vale a pena colocar na sua lista kkk
      Um abraço

      Excluir
  10. Ah teeempos que quero ler esse livro, que realmente parece ser bom. Sua resenha só comprova o fato. Parabéns! :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carlos, muito obrigado =D Leia sim esse livro, vale muito a pena.

      Excluir
  11. Heey Dan, tudo bem com você?
    Tenho bastante vontade de ler esse livro, apesar dos muitos comentários negativos sobre ele. Mas acontece que eu achei muito interessante esse lance da cidade, não sentirem dor, nem amor, essas coisas, e quero sabe a ação do Jonas depois de receber as memórias.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéss, tudo bem sim, obrigado =D Também já vi várias críticas negativas do livro, mas sou desses que leem para ter sua propria opinião. E eu gostei bastante =D Simplesmente incrível essa sociedade, eles abriram mão de tanta coisa para "viverem em paz". Enfim, uma coisa muito doida kkkkkk
      Um abraço

      Excluir
  12. Heeey ! Há tempos quero ler esse livro, desde que vi o filme, porém aparecem tantos outro na frente. Adorei a resenha, fiquei apenas com mais vontade de ler, sou fascinada por distopias e sem dúvida vou gostar de mais essa. Curiosa para ler *u*

    Bjoos Miih ♥

    http://bookscoffeeandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miih, leia sim esse livro, você vai adorar. Aquele filme foi tão ruimzinho =/ A história é incrivel e merecia uma adaptação mais bacana.
      Um abraço

      Excluir
  13. Eu não sou muito fã de distopias... São poucas as que me prendem, mas Doador de Memórias me deixou curiosa e eu curti o livro. Adorei alguns detalhes e a narrativa é super rápida de ler.
    Não gostei do final aberto que ficou, ainda mais depois de ler A Escolhida. Tenho um certo receio de para onde está caminhando a história toda, sabe?

    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lica, entendo totalmente esse receio. Ficou muitooo aberto o final e também tenho medo de não saber o que acontece depois.
      Um abraço

      Excluir
  14. Esse livro é um dos que eu ainda quero ler este ano, pois a premissa é ótima e porque eu quero ver o filme e pra isso preciso ler o livro antes. Gostei muito da resenha :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana, espero que consiga ler esse livro, é muito bom =D Em relação ao filme não posso dizer o mesmo kkkkk
      Um abraço

      Excluir
  15. Acredita que ainda não li nehuma distopia? Só assisti a filmes e amei,e esse livro tenho visto muitas resenhas e comentários positivos sobre ele. Sua resenha ficou ótima e me despertou interesse.

    Anotei ele aqui na lista de compras prováveis em Janeiro.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Simeia. Ainda não nenhuma distopia? =O Então você precisa ler, pra ontem kkkkkk Tenho certeza que você vai gostar, este é um dos meu gêneros favoritos.
      Muito obrigado, um abraço

      Excluir
  16. Não sei porque mais fiquei doido por esse livro, e também não li nenhuma distopia :)

    http://www.blogdosjovensleitores.blogspot.com :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não leu distopias? Pois trate de ler logo kkkkk não sabe o que ta perdendo.
      Um abraço

      Excluir
  17. Eu também sou fissura em distopias e estou com esse livro na minha estante a um tempinho já, sei que PRECISO lê-lo, por essa sua resenha vou acabar passando ele na frente de outros hahaha
    Adorei o blog!
    Beijos.
    Blog Palavrear-se :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Willma, é realmente muito bom, vale a pena passar ele na frente kkkk
      Um abraço

      Excluir
  18. Esse livro tá aqui há tanto tempo e eu não leio ele! Vou ler logo, haha. Ótima resenha.

    Abraços,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, leia sim esse livro, tenho certeza que vai gostar bastante.
      Um abraço

      Excluir
  19. Que enredo sensacional!
    Sabe, às vezes eu me pego pensando como seria o mundo se não houvessem sentimentos.
    Nem os bons, nem os ruins. Porque seria "fácil" demais se só os ruins deixassem de existir, né? hehe
    Mas creio que mesmo os sentimentos ruins servem de algo, como tornar os bons melhores ainda.
    Uma das piores coisas que existem é "não sentir", ser uma pessoa apática :(

    Abraço,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kemmy. Concordo com sua visão. Seria horrível ser indiferente em relação à tudo.
      Um abraço

      Excluir
  20. Preciso dar uma chance ao livro. Fui ver o filme e não aguentei assistir muito, achei bem fraquinho. Gosto de distopias disfarçadas de de utopias, é muito interessante. O enredo do livro é promissor e, pela resenha, a leitura deve ser, no mínimo, agradável. :)

    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Hugo. Sinceramente, aquele filme ficou um cocô. Em breve farei uma comparação aqui no blog kkkk
      Um abraço

      Excluir
  21. Oi, Daniel
    Adorei o filme. Espero gostar do livro tanto quanto (ou ainda mais), hahaha. Adorei a resenha.
    Abraço!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Nelson, você adorou o filme porque não leu o livro ainda suahushaus Prepare-se para a decepção =p
      Um abraço

      Excluir
  22. Olá Daniel,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, mas com a primeira capa como O Doador, estou bem curioso em relação a ele...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Daniel,
    Li esse livro ano passado e gostei bastante, também estava louco pela continuação, aí descobri que mesmo sendo continuação não continua a história... e que o terceiro não tem nada a ver com nenhum dos seus antecessores e só no quarto teremos os pontos ligados, mesmo assim tenho altas expectativas para a série...
    Grande abraço!!!

    http://leitorantissocial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Estou lendo esse livro agora! Assisti ao filme e achei muuuito bom! E mais interessante é saber que esse livro foi escrito há mais de 20 anos! Incrível, estou ansiosa pra terminar, saber o quão parecido é com filme, pelo que pude perceber, a idade dos protagonistas já difere, mas enfim, espero que lancem os outros aqui no Brasil, acho que ainda não tem né?!
    Beeijo
    http://oteoremafeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes