Resenhas e conteúdos sobre literatura

17 de janeiro de 2015

Resenha: Máscara (A vida não é um jogo)

Livro: Máscara (A vida não é um jogo)
Autor: Luiz Henrique Mazzaron
Páginas: 368
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Avaliação: 


Sinopse: No mundo de Domus, a morte é a moeda que alimenta o jogo. E a verdade pode custar a vida.
Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, e passa a o perseguir, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus.
Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana…
Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intrincado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?

-Resenha-
Máscara é um suspense do parceiro Luiz Henrique Mazzaron. Primeiramente eu gostaria de agradecer ao autor pela oportunidade e dizer que com sua pouca idade ele me surpreendeu e muito na confecção desta narrativa. Com uma premissa intrigante, um clima sombrio e um desfecho bem construído, Máscara é um daqueles livros que provam que vale a pena valorizar a literatura nacional.

O livro conta a história de Liam, um garoto de 7 anos que vive com o tio desde que seus pais foram misteriosamente assassinados. Este tio é Sergey, um carrasco ex-militar que trata o garoto como um serviçal e abusa em castigos físicos. Liam se vê livre deste tio quando uma assistente social adentra a casa para salvá-lo, porém ela é morta por Sergey. Apavorado, Liam foge da casa, com o tio em seu encalço. Quando é alcançado pelo tio, o garoto subitamente consegue “se livrar dele”, em seguida encontrando policiais que o acolhem. Abalado, o garoto conta o que houve e para a surpresa dos policias, quando vão à casa averiguar o ocorrido, há apenas o corpo do tio no local, tendo a mulher desaparecido misteriosamente.

A partir de então, pessoas começam a ser assassinadas misteriosamente, e as evidências mostram que o suposto assassino está atrás de Liam, que se encontra em um Orfanato. Ao chegarem no local para buscar Liam, os policiais de deparam com a figura de uma mulher mascarada, que estaria disposta a matar todos que se colocassem em seu caminho até o garoto. Após escapar do Orfanato com mais algumas pessoas em um carro, Liam pensou estar a salvo, mas o garoto não imaginava que a entidade de máscara continuaria a lhe atormentar.

O livro dá um salto de 10 anos e Liam, agora com 17 anos, se encontra em uma vida aparentemente tranquila numa residência afastada. Porém coisas estranhas começam à acontecer e as mortes recomeçam: a coisa de máscara encontrou o garoto novamente. O ser mascarado captura o garoto e o insere em uma espécie de Jogo Macabro, no qual ele já começa com a vida de pessoas em mãos. Sem poder escapar, o garoto é obrigado, junto com um grupo de pessoas, a seguir o joguinho de seu captor, que segundo ele tinha o objetivo de fazer a humanidade pagar por seus pecados.

A criatividade do autor é imensa no desenvolvimento da história. Mantendo um mistério sobre a origem de Liam e da entidade de máscara, ele consegue aguçar a curiosidade do leitor. Os mistérios do início da narrativa são intrigantes e a figura de máscara e sua maneira peculiar de atingir suas vítimas geram um aspecto assustador na história.
Após o início do tal jogo, a história toma um rumo diferente, perdendo um pouco daquela essência dos primeiros capítulos e o que era algo que remetia à Jogos Mortais transforma-se em uma espécie de The Walking Dead. Este foi o único ponto que não me agradou na história, uma vez que imaginava um rumo diferente, e não sou fã de histórias de zumbis. Essa mudança me fez pensar: “Oh, não, a história tá tão legal, não faz cagada não”. Porém essa mudança de rumo não se torna algo prejudicial, uma vez que o autor demonstra habilidade em articular os acontecimentos e consegue fazer com que a história passe longe do clichê, devolvendo aquele toque de mistério e suspense dos capítulos iniciais. Então se você é fã de The Walking Dead, leia. Se não for, leia também rsrs.

A escrita é bem fluída, com uma narrativa em 3ª pessoa que alterna entre diversas personagens. Os personagens, tanto principais quanto secundários, tem um desenvolvimento satisfatório, nos permitindo conhecer um pouco mais de cada um, que apesar de inicialmente aparentarem ter apenas defeitos, mostram um outro lado ao decorrer da história. A diagramação está muita bacana, sendo o livro dividido em 6 partes, com capítulos curtos na medida certa, o que facilita a leitura. Em relação à capa, está legal, mas acho que o mundo fantástico criado no livro possibilitaria uma capa melhor trabalhada e instigante. O desfecho da história é sensasional e o autor consegue fechar com um final intrigante, mantendo parte dos mistérios do livro e adicionando mais mistérios para o próximo. Uma obra nacional excepcional, aguardo ansiosamente pela continuação e super recomendo a leitura.

-Quotes Favoritas-

"Ele era o mal. Ele era aquilo que você mais teme. Ele era a sombra que o perseguia na luz. Sua missão era achar o menino. Aquele menino era especial. O destino demandava que ele fosse eliminado" (pág 50)

"Outra habilidade muito útil que ele possuía, mas só funcionava com pessoas que guardam segredos. Ou seja, funciona com todos os humanos." (pág 92)

"-Sabe o que o ser humano faz para mascarar seus sentimentos na maioria das vezes?
 - O quê?
 - As pessoas riem e sorriem. Sorrisos falsos. Máscaras. É isso que me fascina em vocês." (pág 304)


Sobre o autor



Estudante, Luiz Henrique Simão Mazzaron nasceu em São Bernardo do Campo, mas viveu toda sua vida em Santo André, São Paulo. Durante o Ensino Fundamental, passou por uma época difícil e encontrou refúgio nos livros policiais e de suspense. Adorador da literatura estrangeira, usou-a como base para suas obras da série Máscara.




E aí, se interessou por Máscara?
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

19 comentários:

  1. Gostei bastante da resenha.
    Parabéns pela parceria!
    Adoro histórias instigantes e cheias de suspense :D
    Já coloquei o livro na minha lista de desejados, sucesso para o autor :)

    Beijos! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Joy ^^
      Que bom que você gostou =D obrigado.
      Espero que tenha a oportunidade de ler o livro, muito muito bom.
      Um abraço

      Excluir
  2. Heey, tudo bem??
    Gostei muito do livro, parece ser ótimo ^^
    Adorei o quote da página 304 =)
    Seu blog é fascinante, não pude deixar de seguir!!
    Abraços ^^
    Enjoy The Little Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme
      Sim sim, muito ótimo o livro kkkk leia
      Que bom que gostou do blog =D Muito obrigado
      Um abraço

      Excluir
  3. Esse livro é ótimo, tem a temática que eu gosto e tem tudo haver com Jogos Mortais, já que gosto muito de Jogos Mortais, não poderia ser diferente com este livro. O autor soube criar uma ótima história, estou aguardando ansiosamente pela continuação. Ótima dica e resenha!
    Beijo,
    Pacto Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana
      Como eu disse, me surpreendi muito com o livro. Ficou muito muito foda.
      O trabalho do autor ficou incrível, também estou no aguardo para o próximo rsrs
      Obrigado e Um abraço

      Excluir
  4. Nossa, eu quero muito ler. Gostei da biografia do autor e a capa tá linda! Fiquei muito curioso com a história, principalmente pelo fato de você ter gostado e ter marcado, espiei os post its, haha.
    http://hey-mygod.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Jeremias
    Que bom que se interessou =D Espero que você consiga ler, a história é super foda.
    Post-its s2 não vivo sem eles kkkk
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de falar em outro blog que quando um autor nacional publica, me dá esperança de que nosso país se encha de leitores (ainda mais...)
    Parabéns ao autor pelo livro, parece que ele vai ter uma grande carreira pela frente!
    E parabéns a você pela resenha e o blog, estão ótimos. A resenha tá super bem escrita, bem clara, adorei mesmo!

    Seguido e curtido!
    http://porumlivronavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Anna
      Também tenho esperança que o país se encha de leitores, mas ainda há um certo preconceito em relação à literatura nacional =/
      Concordo com você, certamente o autor terá uma grande carreira pela frente ^^
      Que bom que gostou da resenha =D Obrigado
      Um abraço

      Excluir
  8. Oi, Daniel! Já tinha visto esse livro, mas não sabia muita coisa da história. Estava me empolgando ao ler sua resenha, mas quando você citou os zumbis, me desanimei quase completamente, já que não curto esse tipo de personagem. Por causa disso, não sei se leria. Vou pensar mais sobre isso. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabi
      Também desanimei quando começou a aparecer os Zumbis na história =/ Mas não estragou o livro, ficou bacana ^^ Vale a pena ler.
      Um abraço

      Excluir
  9. Já vi muitas resenhas falando tão bem desse livro (a sua inclusive) que chega a dar uma vontade de lê-lo também!

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Niina
      Espero que tenha a oportunidade de lê-lo ^^ Muito muito bom
      Um abraço

      Excluir
  10. Ameei o livro, e parabéns pela sua resenha!
    Fiquei muito interessada na história, adoro um bom suspense, e esse parece estar com tudo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kétrin
      Que bom que se interessou pelo livro =D Espero que possa ler.
      Um abraço

      Excluir
  11. Oi Daniel,tudo bom?
    Queria lhe indicar uma saga muito boa,que se chama "Harry Potter".Você tem que ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christian
      Está em minhas metas desse ano ler Hp ^^ já até tenho os livros, mas ainda não bateu aquela vontade. To pensando em um projeto, pra ver se eu animo.
      Um abraço

      Excluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes