Resenhas e conteúdos sobre literatura

2 de fevereiro de 2015

Resenha: Clube da Luta

Livro: Clube da Luta
Autor: Chuck Palahniuk
Páginas: 272
Editora: LeYa
Avaliação:
Sinopse: O Clube da Luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente.
O livro foi filmado em 1999, pelo vencedor do Oscar de melhor diretor, David Fincher (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social), que conseguiu adaptar toda atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro de Palahniuk em uma trama recebida com inúmeros elogios pela crítica e pelo público que conta com os atores Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter.

Resenha
Primeiramente, preciso dizer que este era um livro que eu não estava muito afim de ler, então fui ler sem expectativas, sem ao menos saber do que se tratava a história. Me surpreendi ao me deparar com um livro inicialmente muito confuso e sem sentido, mas que a partir de dado momento se torna genial. Isso torna difícil fazer esta resenha, pois inicialmente nada faz sentido algum e qualquer informação mais aprofundada pode ser um spoiler.
O livro já começa com altas emoções, narrando dois homens que se encontram em cima do telhado de um edifício que está desmoronando. Um dos homens está com uma arma dentro da boca do outro. Um destes homens é Tyler Durden, o outro é nosso protagonista, o qual o autor não nos apresenta o nome à princípio. Esta cena do telhado é um pontapé inicial na história para nos deixar completamente perdidos, uma vez que ainda não sabemos nada sobre nenhum dos homens, e uma terceira, que a partir de dado momento é mencionada na situação.

Antes que seja dado o desfecho da cena do telhado, o livro toma outro rumo, e nosso protagonista sem nome começa a nos contar sua jornada até o momento em que se encontra no telhado. Então começamos a conhecê-lo, um homem que gosta de frequentar grupos de apoio para se sentir melhor, apesar de não possuir nenhuma enfermidade. O personagem nos revela que conheceu o tal Tyler numa praia de Nudismo. Outra personagem que tem foco na história é Marla, uma mulher que o protagonista conhece em um dos grupos de apoio que frequenta, e percebe que ela também está fazendo a mesma coisa que ele, frequentando grupos de apoio sem ter nenhum problema.
A história começa a se desenvolver mesmo a partir do momento em que nosso protagonista está voltando pra casa de uma viagem e encontra-a destruída. Então ele vai morar com o amigo Tyler, e eles acabam montando um negócio de venda de sabão e têm a ideia de fundar um clube da luta no porão de um bar. No que diz respeito à história irei só até esta parte, uma vez que nada faz sentido e é difícil continuar sem dar algum spoiler.

Como eu disse anteriormente, no início, a falta de nexo na história é enorme. O autor nos joga de cabeça na vida do personagem sem entender nada, e sem sequer saber o nome dele. Na verdade, a maior parte do livro não faz sentido algum, o que quase me fez desistir da leitura. Mas ainda bem que continuei, pois o sentido do livro se dá a partir do momento em que você se dá conta do que realmente está acontecendo. Eu havia descoberto qual era a do livro lá pela metade dele, então não foi uma surpresa quando o autor revela explicitamente a verdade na reta final. Sabe quando o autor esfrega a verdade na sua cara desde o início do livro e você não percebe? Bom, acontece exatamente isso. E quanto você enfim percebe o que o autor está fazendo, tudo se conecta e você percebe a genialidade da obra.

Uma coisa que achei muito interessante foi o conceito do Clube da Luta. A primeira vista, pode-se pensar que é apenas um grupo de homens que se reúnem para bater uns nos outros sem motivo algum. Mas na verdade há todo um motivo por trás da criação do mesmo, e o objetivo não é a violência desenfreada. A complexidade por trás deste clube foi uma criação fantástica do autor.

Ao decorrer da narrativa, o autor faz sátiras geniais e o humor negro está presente em vários momentos. Também são feitas críticas muito bacanas à sociedade e ao estilo de vida das pessoas na sociedade capitalista, desconstruindo o conceito de que a felicidade se encontra nas coisas materiais. A linguagem metafórica também é muito utilizada, e o autor faz umas reflexões filosóficas muito bacanas.

A narrativa é completamente confusa, o autor intercala a narrativa em primeira pessoa sob o ponto de vista do protagonista com uma narrativa em segunda pessoa. Mas apesar de inicialmente não fazer sentido, a escrita é super fluída e fácil de ler. Mas é preciso acreditar no potencial do livro para não desistir da leitura. No final, temos um posfácio do autor, onde ele deixa claro o objetivo era mesmo que o livro não fizesse sentido algum. Provavelmente ele fez isso para espantar leitores desinteressados, mas a partir do momento em que as coisas se conectam, a genialidade do autor é revelada.

Então galera, é isso aí. Recomendo muito este livro, mas para lê-lo você precisa estar ciente de que nada fará sentido inicialmente e ter persistência para continuar; e pode acontecer do seu cérebro bugar, mas no final vai valer a pena rsrs.

Quotes Favoritas

"Um momento era o máximo que você poderia esperar de algo perfeito" (pág 36)

"...Então você fica preso em seu belo ninho, e as coisas que costumavam
ser suas, agora mandam em você." (pág 50)

"Naquela época a minha vida parecia completa demais, e talvez tenhamos
que quebrar tudo para construir algo melhor em nós mesmos. (pág 62)

"Enquanto permanecer no clube da luta você não é definido por quanto dinheiro tem no banco. Você não é o seu trabalho. Não é a sua família nem é quem acha que é." (pág 178)

"Nada é estático. Tudo está Desmoronando". (pág 135)


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

23 comentários:

  1. Oi Daniel,

    Toda a hierarquia e a complexidade do Clube da Luta são tão bem feitas, o autor realmente foi genial ao criá-lo!
    As narrativas em segunda pessoa eram muito confusas hahaha
    Chegavam do nada e acabam do mesmo modo. lol
    Você gostou do filme?
    Eu realmente gostei muuuito da adaptação, só achei muito nojento as cicatrizes e os machucados nos rostos. Muito agoniante!

    Adorei a resenha! Logo, logo vou fazer a minha rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel!!Tudo bom?
    Esse livro sempre fico colocando e tirando do carrinho de compras kkkkkkkkk
    Mas as opiniões que tenho ouvido são sempre muito boas.
    Ainda não vi o filme,quero ler primeiro o livro.
    Geralmente esses livros que são meio confusos em primeiro momento acabam valendo super a pena a leitura kkkkkkkkk
    Grande abraço!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha Daniel que sua resenha foi um uau!!!
    É porque pensei esse livro deve ser chato! E quando vc começou a falar que não tinha nexo algum, pensei é não me enganei.
    Mas quando vc fala que a verdade estava bem na cara, o autor foi bem inteligente e isso me fez ficar super curiosa pra ler esse livro.
    Adorei a resenha
    bjus
    http://www.palavras--encantadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou louca pra ler esse livro. Numa dessas promos do submarino eu quase comprei, mas ai desisti por causa do frete. Um dia eu compro e leio haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  5. Olá... Não curto mito livros assim, sem nexo... Então provavelmente não vá ler...

    beijos
    colecionando livros

    ResponderExcluir
  6. Sua TAG foi destruidora! Tá na minha lista a muitooo tempo. Espero que a leitura, não me decepcione :).

    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Daniel! Tudo bem?

    O livro está sempre tão barato no Extra que acho até que irei comprá-lo antes que se esgote '~'

    Porém, ainda tenho receio de abandonar a leitura logo no começo, já sou lento... e lendo um livro aparentemente sem sentido no começo, meu Deus!

    Bom, se eu ler, volto aqui haha.

    Parabéns pela resenha! Ficou ótima!

    P. S. Gostei das quotes que você selecionou, haha

    Abs,
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. E aí Daniel! Eu ia comprar esse livro no Extra, mas o julguei pela capa e coloquei outro no corrinho. Sabendo mais ou menos como é a história do livro, agora estou bastante interessado em lê-lo. Abs!
    http://cafeliterari-o.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Daniel,
    Estou com esse livro a algum tempo na fila para ler. Acho que agora ele subiu mais alguns degraus, já vou colocá-lo como o próximo a ser lido (rsrsrs).
    Parabéns pela resenha!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu fico muito feliz quando me surpreendo com o livro e acho que esse é o sentido: ler sem expectativas, pois ás vezes criamos tantas expectativas e acabamos nos decepcionando.
    Adorei a resenha e quero ler esse livro em breve!
    Abraços e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha me interessei, adoro luta, e livros com um pouco de humor negro. Apesar de você falar que o livro é sem nexo no começo, fiquei curiosa para saber o rumo que a história irá tomar até entender oque realmente está acontecendo, vou querer ler, Ps:. Adorei as fotos. beijos Lost Words

    ResponderExcluir
  12. Engraçado né? Assim como vc, eu nunca me interessei em ler O Clube da Luta, mesmo todas as resenhas sendo super elogiosas! O filme é bem fiel ao livro, ou não?
    Tomara que qdo eu pegar para ler me surpreenda positivamente, como vc! :D

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  13. Nossa, gostei bastante. Gosto de livros que fazem pensar e principalmente dos que criticam o materialismo na nossa sociedade. Vai entrar na lista dos livro que quero ler ;)

    ResponderExcluir
  14. Olá, Daniel
    Já conhecia o livro de vista, mas nunca me interessei pra ler.
    Pra quem gosta do gênero, parece ser boa indicação, mas pra mim, por exemplo, que não gosta...
    Mas a resenha ficou ótimo, e os quotes escolhidos são bem legais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. OI! Sempre tive curiosidade quanto a esse livro. Sua resenha me deixou bem mais interessada, de verdade. Espero poder ler em breve. Adorei os quotes! Baita diferencial pra me deixar mais pilhada ainda HAHAHHA.

    Parabéns pelo blog.
    instanteliteral.com

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro, mas até agora não sabia do que se tratava.
    Eu gosto muito dessas narrativas que no início são bem confusas e que tudo é resolvido no final...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, eu sempre ouvir falar muito bem sobre esse livro, mas nunca li :/ vou ver se esse ano eu acho tempo pra ele u.u

    Abraços

    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii Daniel, tudo bem?
    O Gênero não faz parte do meu tipo mas a história parece ser interessante, já amei essa capa! Ficou muito boa sua resenha :D
    Quer participar da promoção de aniversário do Doce Literário?
    Leia: http://goo.gl/forms/Q42nZXNCx8

    ResponderExcluir
  19. Olá Daniel! Já vi esse livro em muitos lugares, mas confesso que não me chamou tanto a atenção... Mas adorei sua resenha!

    Beijo
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo joia?
    Sua resenha me tirou um enorme peso das costas, eu cheguei até realizar a compra desse livro, mas acabei cancelando com medo de não gostar da proposta do escritor em relação obra, mas agora sei que posso comprar sem medo.
    Ficou excelente sua resenha, parabéns.

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu já vi muitos comentários positivos sobre esse livro, mas ainda não tive vontade de ler ele, mas lendo a sua resenha fiquei curiosa, achei estranho essa coisa dele ser confuso no começo, se eu estiver em um dia ruim pode acabar abandonando a leitura, mas parece que ele vale a pena, né? Fiquei curiosa para saber mais sobre o conceito do Clube da Luta e adorei os quotes escolhidos.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Daniel, discordo quanto a leitura ser confusa e sem nexo... Talvez você não curta o estilo da escrita, mas na verdade, achei que tudo se encaixa e faz bastante sentido ;)

    Abração, Miguel.
    Parágrafos & Capítulos || @PrCapitulos

    ResponderExcluir
  23. Olá Daniel!
    Estou louca para ler esse livro desde que vi o filme. Me parece ser muito bom mesmo! Se você não viu o filme, talvez ajude a entender algumas partes (: Acho genial a sacada da história e fiquei muito curiosa para conhecer essa escrita sem sentido do autor.
    Parabéns pelo blog! Ganhou uma seguidora :D

    Abraços,
    Marina Cases - Precisamos Falar Sobre Livros - http://pfslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes