Resenhas e conteúdos sobre literatura

25 de fevereiro de 2015

Resenha: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks


Livro: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks
Autora: E. Lockhart
Páginas: 344
Editora: Seguinte
Avaliação:

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks
Sinopse: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks - Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma garota comum, um pouco nerd, que frequentava a Alabaster, uma escola tradicional e altamente competitiva. Mas tudo muda durante as férias. Na volta às aulas para o segundo ano, o corpo de Frankie havia se desenvolvido, e ela havia adquirido muito mais atitude. Logo ela chama a atenção de Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio, que se torna seu novo namorado e a apresenta ao seu círculo de amigos do último ano. Então Frankie descobre que Matthew faz parte de uma lendária sociedade secreta - a Leal Ordem dos Bassês -, que organiza traquinagens pela escola e não permite que garotas se juntem ao grupo. Mas Frankie não aceitará um "não" como resposta. Esperta, inteligente e calculista, ela dará um jeito de manipular a Leal Ordem e levantará questionamentos sobre gênero e poder, indivíduos e instituições. E ainda tentará descobrir se é possível se apaixonar sem perder a si mesma.

-Resenha-
Após descobrir a genialidade da escrita de E. Lockhart no livro “Mentirosos”, precisava ler mais obras dela. Em uma ida à biblioteca da escola, me deparo com um livro da autora o qual eu tinha muita vontade de ler: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks. Já havia lido alguma resenha sobre ele, mas sequer me lembrava do que se tratava, então resolvi não ler a sinopse e descobrir aos poucos o que E. Lockhart havia reservado para essa história. O livro não tem aquela pegada surpreendente de “Mentirosos”, porém o mesmo se mostra um Y.A incrivelmente genial e que vale muito a pena ser lido. Um livro que me fez amar ainda mais a escrita de E. Lockhart.

Aos 14 anos, Frankie Landau-Banks, nossa protagonista, era uma garota comum. Estudava em um renomado colégio, no qual participava do Clube de Debates. Era considerada a princesinha da família e era superprotegida pela mãe. Nas férias de verão após o primeiro ano, Frankie vai á praia com a família, onde acaba encontrando inusitadamente um garoto misterioso.

Aos 15 anos, Frankie Landau-Banks mudou e muito, apresentando um corpo cheio de curvas. Devido à isso, Matthew Livingston, parte da galera popular da escola, começa a “dar bola” para ela, coisa que Frankie achava impossível apesar de sua quedinha pelo garoto. Não demora muito e eles começam a namorar. Ao ser apresentado ao grupinho de Matthew, Frankie se surpreende ao constatar que o garoto da praia está entre eles e o mesmo afirma que jamais a havia visto antes. O misterioso grupinho de Matthew deixa Frankie intrigada, e ela parte em uma investigação para descobrir “qual é a daqueles garotos”.

Ela acaba descobrindo que eles fazem parte de uma sociedade secreta exclusivamente masculina chamada “A Leal Ordem dos Bassês”. Sociedade esta que existe há muito tempo na escola e que se dedica basicamente a fazer pegadinha e estreitar laços entre seus membros. Mas Frankie Landau-Banks, com seu feminismo, não admitiria ficar de fora dessa só por ser uma garota. Então ela sua habilidade e esperteza para mostrar aos garotos que ela tem o potencial de chegar onde quer.

Confesso eu no início pensei que seria uma história chata, sobre uma menina que quer entrar na turminha dos meninos. Mas ao decorrer do livro, felizmente percebi que estava totalmente enganado. Por mais boba que possa parecer a história em um primeiro momento, a criatividade de E. Lockhart faz com a história seja divertida, intrigante e envolvente. O feminismo é um fator muito bacana presente em toda a narrativa, e o mesmo levanta reflexões sobre gênero e poder.

O livro aborda uma série de conceitos que eu desconhecia e que achei muito interessante, como o Pan-óptico e uma coisa chamada “Positivo Negligenciado” do qual nossa protagonista faz uso constante na narrativa. O livro tem uma pegada histórica em algumas partes, mas não é aquela coisa chata de aula de história, consegui absorver muitos conhecimentos bacanas por meio das situações criadas nesta obra.

Quanto à diagramação, o livro está excelente. A capa é aparentemente simples, mas com um olhar mais atento percebe-se que há uma ilustração bem bacana no interior do título. O espaçamento e o tamanho das letras estão ideais e facilidade de leitura é enorme, devido a escrita muito bem fluída da autora. A narração é feita em 3ª e 2ª pessoa, uma vez que em alguns momentos o narrador interage com o leitor para contar a história de Frankie, fato que eu achei super bacana. Enfim, é mais um livro que comprova a habilidade e a genialidade da autora E. Lockhart, recomendo muito a leitura.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

8 comentários:

  1. Olá, Daniel.
    Eu sempre achei a capa desse livro fantástica, mas imaginei que fosse uma história pela qual eu não iria me interessar.
    Adorei seu ponto de vista sobre ela e é bom saber que é uma história que foge a muitas que já li.
    Você conseguiu me deixar com uma pulguinha atrás da orelha, haha. Ótima resenha :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel!
    Tenho muita mais curiosidade em ler esse livro do que Mentirosos. A história desse chama muito mais a minha atenção e a história é bem do estilo que eu gosto. Li maravilhas sobre ele e é impossível não bater aquela curiosidade.
    Gostei demais da sua resenha, deu pra perceber, pela forma como vc escreve, o quanto curtiu a leitura. Vc expôs muito bem os pontos positivos da trama e eu aprecio muito quem faz isso sem forçar a barra, mas usando de argumentos válidos. Parabéns!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  3. Depois de ler Mentirosos fiquei super curiosa para ler esse livro. Tenho que lembrar de ir na biblioteca do terminal ver se tem ele. Me falaram super bem desse livro, mas que ele não é melhor que Mentirosos. Espero gostar tanto da leitura como você e me surpreender ainda mais com a escrita da E. Lockhart. Beijos
    Gabi, www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. OOi,

    Até hoje quero ler Mentirosos, mas não tive oportunidade. Fico feliz que a genialidade da autora pode ser vista nas suas demais obras. Não conhecia esse livro e na sua resenha eu também achei que era só uma menininha querendo fazer parte do grupo, mas depois eu fui gostando mais, fora que o nome é bem sugestivo. Gostei!
    Espero ler Mentirosos e esse logo <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniel, gostei muito de seu post e como escreve os seus artigos. Precisamos todos lermos mais e você está sempre nos incentivamos pra isso. Eu também escrevo, mas sobre a Matemática, mas lá você encontra também até alguns contos e poesias, como os de Millôr Fernandes e Malba Tahan. Se quise conhecer segue o endereço: Abraços!
    http://recordandomatematica.blogspot.com.br/2015/02/como-saber-o-dia-da-semana-que-voce.html

    ResponderExcluir
  6. E. Lockhart é super bem falada, inclusive Mentirosos está na minha wishlist e eu pretendo ler em breve!
    Já tinha visto o livro na livraria, mas confesso que não sabia do que se tratava. Fiquei bem curiosa, já que o tema é mais que interessante, apesar de o fato de uma garota querer fazer parte de grupos de meninos ser um tento "clichê", tenho certeza que o livro foge disso e que é incrível!
    Adorei sua resenha, fiquei muito curiosa e já anotei aqui hahahaha
    Beijossss,

    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Não conhecia esse livro.
    Gostei de conhecer ele, deu pra ter uma visão bacana da obra graças a sua resenha.
    Mas não sei se leria... To querendo encurtar mi ha lista de leituras, somente os que mais me atraíram entra.
    E esse, i felizmente, não me atraiu tanto assim

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Esse livro já está na minha estante e será uma das minhas próximas leituras. Assim como você, eu também tive vontade de conhecer a escrita da autora depois de ler Mentirosos. Espero curtir a leitura como você.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes