Resenhas e conteúdos sobre literatura

6 de março de 2015

"Quase Resenha" de: Cartas de Amor aos Mortos

Fala pessoal, tudo bem com vocês?
O post de hoje vai se uma "Quase Resenha"... Hã? Oi? Como assim?
Relaxa aí que eu vou explicar kkkkkk
Vai ser uma quase resenha porque eu resolvi abandonar o livro, mas mesmo assim queria falar minha opinião sobre ele. Não darei uma nota ao livro porque, como eu não li o livro inteiro, não me acho no direito de julgá-lo. Só irei mesmo falar um pouco sobre o livro para que quem tiver interesse em lê-lo saiba se é o seu tipo de livro.
Vamos lá...
Cartas de Amor aos Mortos
Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

O livro é inteiramente narrado em forma de cartas, sendo estas feitas por nossa protagonista Laurel. Estas cartas começaram a ser produzidas para um trabalho de inglês da escola, trabalho este que Laurel se recusa a entregar. Laurel gosta tanto de escrever as cartas que, o que antes fora um trabalho, passa a ser um hábito. 
É por meio destas cartas que conhecemos a vida da garota, seus hábitos, seu relacionamento com os colegas de escola, suas dificuldades, seus segredos, suas paixões.... e o mais importante, a história de sua recém falecida irmã May.

Porém estas cartas não apenas meras cartas. São um diálogo que a protagonista estabelece com personalidades que já não se encontram entre nós. Como o próprio título sugere, a garota escreve cartas para pessoas mortas, entre elas Amy Whinehouse e Kurt Cobain. Por meio destas cartas, acabamos por conhecer mais sobre algumas personalidades (e posso dizer que, pelo menos no meu caso, acabei descobrindo alguns famosos dos quais sequer tinha ouvido falar na vida). A protagonista sempre faz um paralelo entre um momento da personalidade e um momento da sua própria vida.
Até aí está aparentemente tudo muito bom. Porém, este é um daqueles livro que ou você gosta, ou você não gosta. O livro não funcionou para mim, não consegui me adaptar à essa escrita em forma de cartas. Além disso, a grande quantidade de informação irrelevante me incomodou muito; irrelevante no sentido de que: "eu nunca tinha ouvido falar nessa pessoa e poderia continuar sem saber nada sobre ela pelo resto da minha vida, e isso não faria a menor diferença". 

As opiniões divergem à respeito do livro. De um lado estão as pessoas que não gostaram ou não conseguiram ler (eu o/) e do outro as pessoas que amaram o livro. Não posso dizer que o livro é ruim, a história de Laurel realmente havia me interessado, mas não me dei bem com a estrutura do livro, e por isso não consegui continuar a leitura.
Então se você tem interesse em ler Cartas de Amor aos Mortos, leia. Pode ser que o livro funcione para você, a única maneira de descobrir é tentando. =)


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

8 comentários:

  1. Haha ''Quase resenha'', Oi ainda não li o livro mas é verdade muitas pessoas gostam ou não gostam do livro, pela sinopse e por várias resenhas que já li concluir que esse livro faz meu tipo u.u mas só lendo para saber, vou ver se leio logo.
    Abraços, adorei sua ''Quase resenha''
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá :) Gostei muito da sua resenha, :D apesar de ser uma "quase resenha". rsrs :) Achei bem interessante a proposta desse livro, parece ter um toque espirita, mas posso estar totalmente enganada. rsrs A história desse livro não faz muito o meu tipo, entretanto, despertou minha curiosidade, quem sabe algum dia eu faço a leitura. :D Acredito que a protagonista se sente melhor quando escreve as cartas.
    Abraço! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Adorei o seu quadro de 'Quase Resenha'.
    Fiquei um pouco triste por não ter gostado tanto do livro, mas foi realmente o que falou. Para alguns, o livro é magnífico. Para outros, não é tão bom assim.
    Eu simplesmente amei o livro. As reflexões, as cartas, os pensamentos. TUDO!
    Quem sabe o livro funcione para você em outra época.

    Abraços literais,
    Luiz Henrique (Luke)
    instanteliteral.com

    ResponderExcluir
  4. Oi oi!
    Cartas de Amor aos Mortos é um livro que eu quero muito ler! Além dessa capa maravilhosa, me chamou muita atenção a história.
    E também vejo gente que não gostou muito, como você, gente que amou e gente que odiou, e isso me instiga mais ainda.
    Espero poder ler em breve, beijão!
    ,

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu amei esse livro! Se não foi a primeiras foi uma das primeiras narrativas epistolares que li e eu realmente adorei. Principalmente as cartas para Amy pois sou fã, mas sem desmerecer as cartas à outros artistas... rsrs. Não acredito que parou de ler antes do grande BUM!, do grande suspense ser revelado, eu não conseguia para de ler mas enfim, eu posso entender você; esse é o tipo de livro que você ama ou não.
    Adorei sua "Quase Resenha".

    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Confesso que não tenho muita curiosidade por esse livro. A narrativa por meio de cartas me agrada, mas essa questão da protagonista conversar com famosos mortos não me chamou a atenção. Também acho que sentiria essa sensação de "isso é irrelevante pra mim". :(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Daniel, tudo bom?
    Eu gostei muito do livro. Amei. Não consegui parar de ler. Certo, muitas pessoas que ela escreveu as cartas nós podemos não saber sobre eles, mas eles fazem parte da vida de Laurel. Se você prestar bem atenção, ela sempre linka a vida da pessoa da carta, algum momento, com a vida dela. E ela vai amadurecendo a partir dessas reflexões. É um livro bem legal. Que pena que você não curtiu o/ pode ter sido a estrutura mesmo y.y
    E curti a quase resenha anahah
    Bjs

    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie :)
    Confesso que esse livro me chamou atenção por sua capa, é fantástica.
    Realmente a estrutura narrativa em forma de cartas deixa a leitura menos fluida, mas o tema do livro é bem interessante. Acho que gostaria de ler os "diálogos" de Laruel com essa personalidade, é uma coisa completamente diferente do que já vi.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes