Resenhas e conteúdos sobre literatura

25 de abril de 2015

Resenha: Eu me chamo Antônio


Livro: Eu me chamo Antônio
Autor: Pedro Gabriel
Páginas: 192
Editora: Intrínseca
Avaliação: 

Sinopse: Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada.

Resenha

Sempre tive bastante curiosidade em relação a este livro, então assim que tive a oportunidade, aproveitei para lê-lo, porém não tinha a menor ideia do que esperar. Essa resenha será bem diferente das que eu estou habituado a fazer. Isso porque o livro Eu me chamo antônio, não possui uma narrativa e não possui uma história específica, mas sim um multiplicidade de histórias vividas pelo alter ego do autor. Como não há uma história linear sobre a qual eu possa falar, nesta resenha irei apenas mostrar um pouco da estruturação do livro e dizer o que achei do mesmo.

O livro é basicamente composto por um mistura entre imagens e frases, algumas delas claramente escritas em guardanapos. As frases contêm uma carga poética muito grande, e há alguns trocadilhos muito bem elaborados. Mesmo não tendo uma descrição do personagem, a partir de tais frases é possível ao leitor conhecer um pouco sobre o mesmo, por meio de suas frases reflexivas e repletas de sensibilidade.

É um livro que pode ser lido rapidamente, uma vez que é composto de uma frase por página. Algumas frases podem ser realmente difíceis de se ler, mas, felizmente, há um sumário no final do livro para auxiliar o leitor. A harmonia entre a parte visual e escrita no livro é maravilhosa. Certamente é um livro capaz de despertar inúmeras sensações.

Eu me chamo Antônio é principalmente uma obra estética. A beleza do livro se dá pela complexidade dos sentimentos associados às frases. Apesar da ausência de uma história, foi um livro do qual eu gostei muito, que me fez refletir bastante. Certamente é um livro que eu recomendo para aqueles leitores que estão em busca de algo diferente, pra variar.

A edição está incrível. Aqui vão algumas imagens do livro para vocês:








Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Já acompanho a page no facebook a bastante tempo e adoro! São poemas, frases tão curtinhos, mas que trazem tanta carga. Quero muito comprar o livro para guardar juntinho de mim. A edição ficou linda mesmo!

    Beijos, Gabi
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,
    Eu li esse livro ano passado e também curti bastante, esse ano li o segundo, e achei ainda melhor... adorei sua resenha!!!

    Leitor Antissocial

    PS: Tá rolando sorteio da saga A Era de Ultron lá no blog... se estiver interessado dá um pulinho lá ;)

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é lindo, acompanho desde a página (só curti pq tinha meu nome), e agora preciso do segundo urgentemente!

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes