Resenhas e conteúdos sobre literatura

11 de junho de 2015

Resenha: A Playlist de Hayden


Livro: A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Avaliação:
A Playlist de Hayden
Sinopse: A Playlist de Hayden - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

-Resenha-
Histórias que retratam situações de suicídio sempre me chamaram a atenção, principalmente quando estão associadas à questão do bullying, e foi isso o que me atraiu para ler “A Playlist de Hayden”, leitura a qual iniciei com altas expectativas. Já li alguns livros com a mesma temática, então temia que esse livro fosse apenas mais do mesmo, porém a autora conseguiu utilizar de criatividade para dar um outro aspecto à sua obra. Mas, infelizmente, apenas criatividade não basta. O que tinha tudo para ser uma leitura excepcional, acabou por me decepcionar um pouco ao decorrer da narrativa.
O livro retrata a história de Sam, um jovem intelectual que tem que lidar com o suicídio de seu melhor amigo Hayden. Ao tirar a própria vida, o garoto não deixara um bilhete explicando seus motivos como geralmente acontece, ele resolve apresenta-los por meio de uma enigmática playlist, a qual foi destinada à seu amigo com um papel que dizia somente: “Ouça, você vai entender.”

Devido à maneira inusitada de seu amigo tentar se despedir, Sam fica perplexo, e começa a ouvir a playlist e levantar hipóteses sobre a relação que cada música da mesma poderia ter com a decisão de Hayden. Nos é revelado também que Sam tivera um desentendimento com o amigo antes do ocorrido, e o garoto parece ter certeza de sua parcela de culpa na decisão do mesmo suicidar-se.

Por meio de relatos de Sam, nos é apresentada a personalidade de Hayden. Garoto tímido, amante da cultura nerd, disléxico e que sofria intensa e constantemente com situações de bullying, principalmente por parte de seu próprio irmão. As próprias músicas da playlist nos permitem ter noção das coisas que se passavam com o garoto, e de como ele estava cansado de tudo.

Ao decorrer da narrativa, uma terceira pessoa, estranhamente ligada à Hayden, é inserida na história, e Sam deve fazer de tudo para tentar descobrir a relação da mesma com seu amigo, fato que acaba por gerar grande expectativa ao leitor. Além disso, situações estranhas começam a acontecer, e todas parecem estar diretamente ligada à Hayden, o que deixa nosso protagonista ainda mais confuso e determinado a descobrir o mistério por trás do suicídio de seu amigo.

A estruturação do livro foi de uma criatividade imensa. No início de cada capítulo uma música da “playslist de Hayden” nos é revelada, e a mesma pode ser ouvida pelo site oficial do livro. Cada música, por mais diferentes que sejam, nos ajuda a criar uma imagem de Hayden e à criar possíveis teorias que explicassem o motivo de seu suicídio. Além disso, todas as músicas citadas são retomadas e contextualizadas em alguma parte do capítulo, o que acaba por revelar ainda mais detalhes.

O que predomina desde o início do livro é o mistério. Soma-se ao motivo que levou Hayden a desistir de sua vida uma série de outros mistérios, que vão surgindo ao decorrer da leitura. Esse acúmulo de situações inicialmente misteriosas acaba por gerar enorme expectativa ao leitor. E foi exatamente essa expectativa que fez com que eu me decepcionasse com o desfecho da história e com a explicação dada pela autora para os mistérios levantados. Muitas coisas acabaram por não me convencer e, ao terminar a leitura, percebi que o livro não me impactou da maneira como livros do gênero geralmente fazem comigo. Por mais que o livro aborde questões polêmicas, talvez tenham sido abordadas de maneira um pouco superficial, e devido à isso não conseguiu transmitir totalmente sua mensagem.

Apesar de o livro pecar nesse quesito, o mesmo tem uma carga emocional muito intensa. Por mais que o leitor não tenha um contato direto com Hayden, já que no início da narrativa ele já se encontra morto, é impossível não sentir empatia pelo garoto e imaginar como ele deveria estar sofrendo. Além disso, várias reflexões podem ser retiradas dessa leitura, como reflexões sobre o peso de nossas ações na vida do outro, e também sobre o limite que cada indivíduo possui e que tipo de coisas podem ocorrer quando o mesmo é excedido.

Outro aspecto positivo do livro é a edição. O mesmo conta com uma capa belíssima e uma diagramação muito bem feita, com letras em um bom tamanho e uma linguagem fluída. A narração é feita em primeira pessoa, o que acaba por conectar mais o leitor com a história. Apesar dos altos e baixos, “A Playlist de Hayden” foi uma leitura que valeu a pena, então fica aqui a recomendação. 

-Quotes Favoritas-

"Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem 
que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê." (pág 44)

"Eu me considerava sortudo por ter feito um amigo tão bom, alguém que fez
com que eu deixasse de me sentir solitário, e durante anos isso foi o suficiente.
Até que não era mais." (pág 47)



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. Oi Daniel, Tudo bem? Esse livro é minha leitura atual e estou louca pra saber se vou ter a mesma reação que você ou não. Acho que eu vou ali terminar ele correndo.. kkkk Até agora estou gostando muito do desenrolar, mas esse suspense me corroi por completo :/ Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bom?
    Ai, eu devo ser o único que elevou esse livro a outro patamar, só vejo três estrelas e eu favoritei kkk
    Eu odiei esse mistério, quase devorei o livro pra descobrir kkk

    Abraço

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Daniel! Até o momento vi apenas comentários positivos sobre esse livro, o que aumenta a minha curiosidade cada vez mais. Não vejo a hora de comprar e conferir essa história. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho visto muitas resenhas sobre esse livro, e mesmo com as críticas, acho que me despertou o interesse :)
    achei a premissa mt interessante..

    enfim, vamos ver se chego nele :) haha

    beijão

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes