Resenhas e conteúdos sobre literatura

18 de julho de 2015

Resenha: A lista


Livro: A lista
Autora: Cecelia Ahern
Paginas: 384
Editora: Novo Conceito
Avaliação:

Sinopse: A Lista - Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

-Resenha-

Eis um livro que me deixou receoso antes de iniciar a leitura. Por se tratar de uma obra de Cecelia Ahern, renomada autora de best-sellers como “PS Eu te Amo” e “Simplesmente Acontece”, eu esperava que, apesar de o livro pertencer ao gênero drama, o romance fosse um dos principais focos da história. Mas, felizmente, não foi o que ocorreu. Cecelia consegue, utilizando de uma narrativa repleta de sensibilidade, passar ao leitor uma bela mensagem e levantar reflexões acerca do ser humano.

Kitty Logan: uma jornalista de 32 anos que vê sua vida e carreira desmoronando. Acontece que Kitty se meteu em uma grande confusão, e além de prejudicar uma pessoa inocente, acabou tornando sua imagem negativa na mídia, fato que impulsionou uma série de atentados contra sua pessoa. Além desse grande problema, a jornalista ainda tem que lidar com a morte da melhor amiga, Constance, a qual fora editora-chefe na revista para a qual trabalha e acima de tudo grande mentora. Com o emprego por um fio, Kitty ainda se encontra com um grande desafio nas mãos: escrever uma matéria em homenagem à amiga, e para tal, conta apenas com uma misteriosa lista de 100 nomes completamente desconhecidos e sem nenhuma ligação aparente entre os mesmos. A partir de então acompanhamos a árdua tarefa de Kitty ao tentar contatar pessoas sobre as quais não tem informação alguma e ouvir as mais diferentes histórias de vida, tentando estabelecer uma conexão entre elas para tentar entender qual era o objetivo da amiga com tão misteriosa matéria.
Nesse livro nos deparamos com uma protagonista completamente desnorteada, que, após uma sucessão de acontecimentos negativos em sua vida, já não sabe mais como colocar sua vida de volta aos eixos. À cada capítulo, à cada nova história revelada, percebe-se uma gradual evolução da jornalista, que se mostra determinada a fazer de tudo para honrar o nome de sua falecida amiga. Ao decorrer da narrativa, personagens intrigantes e cativantes vão sendo inseridos, cada qual com uma história de vida única e um drama próprio. Se tem uma mensagem que a autora conseguiu passar com maestria é: não se conhece as pessoas até realmente conhecê-las, há muitas coisas que se escondem atrás de um simples nome. Todos tem uma história pra contar, por mais desinteressante que possam considera-las.

A narrativa é feita em 3ª pessoa, com foco em nossa protagonista Kitty, porém alternando para personagens secundários em alguns momentos, fato que permite ao leitor entender um pouco mais suas características psicológicas e o drama característico. A diagramação do livro e o estilo de linguagem utilizada permitem uma fácil leitura do mesmo. Posso dizer que esse livro conseguiu fazer algo bem difícil de acontecer: me arrancar algumas lágrimas rsrs. Uma leitura sensível, engraçada e ao mesmo tempo intensa. Super recomendo =).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Olá, espero que não se importe mas te indiquei na TAG Na Sua Estante
    Lindo seu blog, aguardo uma visitinha no meu ;)

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes