Resenhas e conteúdos sobre literatura

31 de dezembro de 2014

TAG: Oscar Literário - 2014

Suadações galera! Como vocês estão?
O ano de 2014 está praticamente acabado e eu vim aqui finalizar o ano com uma TAG.
Primeiramente quero desejar um Feliz Ano novo para todos vocês, e que tenham um ano cheio de alegrias e de livros =) Quero aproveitar também para agradecer à todos vocês que me acompanham (e também à você que está chegando agora). O blog tem pouco mais de um mês e já tive contato com muita gente bacana. É muito legal escrever aqui no meu cantinho e saber que há pessoas lendo o que eu faço. Tudo o que posso dizer é que tem sido uma experiência muito gratificante, e mais uma vez agradeço a todos vocês por isso =D

Lí vários livros incríveis este ano e precisava comentar alguns aqui no blog, aí eu descobri essa tag e achei fantástica. Eu não sei onde eu vi '-', mas o criador da tag é o Leandro do canal Palavras de Um Leitor.
Enfim, vamos à tag...



1- Melhor livro do ano

Poxa, a tag já começa com pergunta difícil --' Li vários livros que poderia indicar nesta categoria, mas como eu tenho que escolher apenas um, vou seguir o critério de livro que mais me surpreendeu. Entãoo...tenho que escolher o livro Mentirosos, da autora E.Lockhart. Eu não dava nada por este livro no começo da leitura, mas eis que me surge o final e me dá um tapa na cara. Nunca um livro me surpreendeu desta maneira e por isso não poderia deixar de escolher Mentiros =p

2- Melhor autor do ano

Isso! Uma pergunta fácil. Com toda certeza, para mim, o melhor autor do ano foi David Levithan. Tive a sorte de descobrir o David este ano e foi amor à primeira lida '---'. A maneira única com a qual ele escreve é fenomenal, e seus livros passam mensagens muito bacana, envolvendo, entre outras coisas, principalmente questões LGBT. Enfim, ele virou meu autor favorito e se você ainda não leu nenhuma obra dele .... leia! Pra ontem! Você não vai se arrepender  ;)

3- Melhor protagonista masculino

Dentre os poucos livros com protagonista masculino que li este ano, o que mais se destacou foi Stark McClellan, ou melhor, o Palito, de Minha metade silenciosa. Esta história mexeu profundamente comigo, e a maneira que o personagem lida com diversos problemas que vão desde sua má formação na orelha até seu relacionamento com seus pais horríveis, me fez admira-lo muito. Este livro é simplesmente incrível, ele aborda diversas temáticas polêmicas como abuso sexual, drogas, homossexualidade, etc. E a capacidade do protagonista em lidar com todas estas coisas o torna mais que merecedor desta premiação.

4- Melhor protagonista feminino

Em meios às diversas protagonistas femininas que tive a oportunidade de conhecer este ano, a que mais se destacou com certeza foi a senhorita Katniss Everdeen, de Jogos Vorazes. Me apaixonei pela personagem desde o primeiro momento. A maneira como ela demonstra coragem e bravura para enfrentar as situações, além da maneira como ela lida com a responsabilidade de garantir a sobrevivência da família, me fizeram admira-la e muito. Certamente uma personagem para ter como exemplo.

5- Melhor personagem Coadjuvante Masculino

Apesar de este personagem ter me irritado um pouco, eu não poderia deixar de indica-lo para esta categoria. Seu jeito engraçado e sua inteligência para lidar com as situações acabaram por me conquistar. Estou falando de Minho, personagem da trilogia Maze Runner. Ele foi responsável por me arrancar algumas risadas durante à leitura, e apesar de não concordar com algumas atitudes dele, certamente ele merece este prêmio.


6- Melhor personagem coadjuvante feminino

Certamente a personagem que merece esta premiação este ano é Marina, ou numero 7, como preferir, da saga Os Legados de Lorien (que vou representar aqui pelo livro A queda dos Cinco, que foi o que eu li este ano). Seu jeito doce e a bravura que ela demonstra, apesar de ter sido um pouco negligenciada em determinado aspecto, me cativaram imediatamento. Ela conseguiu se tornar minha personagem favorita da série s2 e neste livro ela está DESTRUIDORA, por isso o prêmio vai pra ela =)

7- Melhor Arte de Capa

Sim, estou colocando este livro em Tag novamente. Não dava para não escolher ele, simplesmente esta capa é FODA. Namorei este livro por muito tempo antes de finalmente comprá-lo, sim comprei só por causa da capa ( e também por este título intrigante). Pela sinopse do livro eu não daria nada por ele, mas eis que eu resolvi lê-lo e... caralh* que livro foda. Jamais tinha visto um livro que tinha uma capa linda, um título legal e uma história incrível. Certamente este livro entrou para a lista de favoritos da vida, esta história me marcou profundamente. Super recomendo à todos.

8- Melhor Ambiente criado

Para esta categoria eu poderia facilmente indicar Jogos Vorazes ou Battle Royalle. Porém, teve um livro que eu achei simplesmente fantástico o mundo criado pela autora. Estou falando de O Doador de Memórias, onde nos é apresentada uma sociedade distópica um tanto complexa, onde as pessoas abdicaram às suas memórias, emoções, entre outras coisas, para viver em paz. E assim foi criada uma sociedade aparentemente perfeita, mas que funciona à base de mentiras e ninguem realmente vive. Fantástico, fenomenal, incrível. Este livro com certeza merece esta premiação.


9- Melhor titulo do ano

Um livro pode ganhar dois óscars? Bom, se não puder vai poder agora, por que quem tá fazendo a tag sou eu kkkkkk Obviamente eu tenho que escolher o livro Diga aos lobos que estou em casa, porque..... caralh* que título é esse? De onde a autora tirou tanta criatividade? E o título tem um significado tão profundo... oh, como eu amo este livro. Jamais um título me chamou tanto a atenção e ele, juntamente com a capa, contribuiu para que esta fosse uma leitura obrigatória para mim. Muito obrigado por ter escrito este livro senhorita Carol Rifka, seu livro merece estes dois prêmios e muito mais =) 

É isso aí galera, espero que tenham gostado da tag. Como eu disse, em termos de livros, 2014 foi um ano incrível, tive a oportunidade de conhecer inúmeras obras fantásticas. Espero também ter a oportunidade de conhecer muitos livros bacanas em 2015 =)
Mais um vez um feliz ano novo para vocês! E até a proxima.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

20 comentários:

  1. Estou doido pra ler Mentirosos, falaram super bem dele.
    Adorei que a Katniss ganhou ^^
    Se poder da uma olhadinha ^^
    Abraços e feliz Ano Novo :3
    http://portalnerdss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Luís ^^
      Mentirosos é foda, leia sim =)
      Um feliz ano novo, e vou dar uma passada no seu blog, claro ^^
      Um abraço

      Excluir
  2. Oi Daniel! Tudo bem? Amei o título e a capa do destaque do seu Oscar. Com certeza vou escrever na minha wishlist. Diga Aos Lobos que Estou em Casa... "Eiii, diga a 2014 que estou chegando! Assinado, 2015!" Feliz Ano Novo! Sucesso com o blog! Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bela =)
      Que bom que se interessou pelo Diga aos lobos que estou em casa, para mim ele é um livro que todos deveriam ler. Fantástico.
      Muito obrigado, um abraço.

      Excluir
  3. Mentirosos foi o meu último livro do ano e o melhor também. Fiquei muito chocado com o final e muito surpreso com a incrível genialidade da autora. Espero que ela lance muitos livros desse estilo.
    http://marcadoresdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno
      Sim cara, o final foi extremamente chocante, não me recuperei ate hoje kkkk
      Tambem estou na espera de mais livros fodas como este, pois deu para perceber que a autora é extremamente genial.
      Um abraço

      Excluir
  4. Oi Daniel! Nossa, ainda não tinha viso essa Tag. Ela é muita boa. Não li muitos livros dos quais você citou aqui, mas vou ficar atenta aos títulos que você citou aqui. Principalmente Mentirosos e Avise aos lobos que estou em casa.
    Abraço e feliz ano novo!

    http://blogconexoesliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Camila.
      Recomendo muito todos os livros citados, tenha certeza que eles não receberam o premio atoa kkkk
      Um abraço

      Excluir
  5. Olá Daniel! Feliz Ano Novooo!
    Adorei essa tag, li apenas um livro dos que você colocou então o meu Oscar Literário seria beem diferente do meu kkkkkkkkkkk.

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  6. Minho ♥
    Fiquei bem curiosa para ler Diga aos Lobos que Estou em Casa, esse vai para a minha lista de livros que tenho que ler haha
    Adorei a tag e os livro escolhidos :)

    http://paperdream-s.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubyane.
      Realmente, vc tem que ler Diga aos Lobos que estou em casa. Todos tem kkkk Muito muito bom.
      Um abraço

      Excluir
  7. Oi! Adorei a tag! Quero muito ler Mentirosos, só leio coiaas positivas sobre a obra; também quero ler Maze Runner.
    Abraços,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Andreia
      Que bom que gostou da tag =)
      Super recomendo Mentirosos, prepare-se para se surpreender.
      Com Maze Runner eu tenho uma relação de amor e ódio, por causa do final da trilogia. Mas o primeiro livro vale a pena, é perfeito s2.
      Um abraço

      Excluir
  8. Olá!

    Feliz ano novo (mesmo que um pouco atrasado rs), muita saúde, paz, harmonia, realizações e claro, livros =D

    Haha,a Katnnes é a melhor, ainda não li muitos livros mas vou procurar saber mais sobre o autor que falou e realmente o título Diga aos lobos que estou em casa foi o melhor, além de ter pitada de humor.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tamires.
      Procure sim conhecer a escrita do David Levithan, você vai adorar.
      O Diga aos Lobos que estou em casa tem tudo que um livro precisa ter: capa bonita, um titulo interessante e uma história incrivel.
      Um abraço
      Oficina do Leitor / Facebook

      Excluir
  9. Olá, Daniel! Comecei a ler Mentirosos hoje e estou gostando, não vejo a hora de ler o final tão surpreendente que todo mundo comentou. Tenho muita vontade de ler algo do David Levithan e o meu primeiro contato com a escrita dele provavelmente vai ser através de Will & Will, que eu tenho aqui. Maze Runner está entre os meus desejados, parece ser uma história bem legal. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Daniel,
    Muito legal sua premiação! Suas nomeações foram diferentes que as minhas, mas ainda assim merecidas! Katniss com certeza como "Melhor protagonista feminina". Quanto ao autor do ano, quero muito ler esse ano algum livro de David Levithan.

    Beijos,
    ttp://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo fala de Mentirosos, eu acabei comprando mas ainda não li e não sei se lerei, tenho tanta coisa pra ler esse ano T_T.
    Vou ver se faço a TAG lá no Vida de Leitor ^_^.
    PS: Curti o ambiente criado em Doador de Memórias, mas não curti o livro, penso que é um livro cuja adaptação seria a forma ideal, como pode ser visto no filme.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes