Recentemente li o livro Battle Royale e devido à grande polêmica que há estre esta obra e Jogos Vorazes, hoje venho fazer uma comparação para falar um pouco sobre o que achei das duas.
"Polêmica? Hã? Do que você está falando Daniel?"
Fica tranquilo, se você ainda não sabe sobre o assunto, vamos à alguns esclarecimentos:
- Ambas as obras são de gênero distópico, e se assemelham em alguns aspectos.
- Battle Royale foi publicado cerca de dez anos antes de Jogos Vorazes,e é de autoria japonesa.
- Quando Suzane Collins publicou Jogos vorazes, acusaram-na de plagiar Battle Royale.
- Suzane nega ter se inspirado na obra, e disse que sequer conhecia Battle Royale quando escreveu seu livro.
- Koushun Takama, autor de Battle Royale, disse que jamais processaria Suzane por isso, uma vez que mesmo que tivesse se inspirado, cada livro tem algo a mais para oferecer.
Bom, deu para se ter uma noção do assunto né? Espero que sim.
Vou começar falando um pouco sobre o enredo de cada um dos livros, só para você se situar:
_______________________________________________________________________
Jogos Vorazes
Provavelmente você já conhece este livro, então vou ser breve na descrição. Em Jogos Vorazes é retratado um ambiente distópico, numa época indeterminada, onde uma nação chamada Panem surgiu sobre as ruínas da antiga América do Norte. Esta nação é constituida de uma Capital cercada por 12 distritos que a mantém. Houve um episódio onde os distritos de rebelaram e lutaram contra a capital, porém foram derrotados e sofreram as consequências devido a isso. Após este evento a Capital cria um jogo, no qual 2 adolescentes de cada distrito são selecionados para lutar até a morte em uma arena, até que reste apenas um sobrevivente. Este jogo foi criado no intuito de lembrar as pessoas das consequências que um levante pode gerar.
Nossa protagonista Katniss Everdeen, residente do distrito 12, se voluntaria no lugar de sua irmã para a 74ª edição dos Jogos Vorazes, e o livro narra sua luta pela sobrevivência na arena.
______________________________________________________________________
Battle Royale
A história se passa na década de 90 na República da Grande Ásia Oriental, onde foi instaurado um regime fascista bem sucedido, ou seja, muita opressão. As pessoas deste lugar devem se submeter às regras do governo e não podem demonstrar qualquer atitude contrária à ele, caso contrário será morta. No intuito de previnir-se de possíveis rebeliões, o governo criou um especie de Jogo, no qual anualmente uma turma de estudantes de 9º ano é selecionada para se matarem até que reste apenas um. Com este "jogo", o governo espera mostrar às pessoas que não podem confiar em ninguém, nem mesmo em seu melhor amigo de escola.
Nosso protagonista é Shuya Nanahara, um dos 42 estudantes que estão participando do jogo e são obrigados a se matarem até que se obtenha um vencedor.
_____________________________________________________________________
Até aí já da para se notar algumas semelhanças, principalmente no que diz respeito à opressão do governo e ao "Jogo". Mas antes de falar minha opinião sobre o assunto, vamos às principais diferenças entre as duas obras:
- Jogos Vorazes é narrado sob o ponto de vista de Katniss Everdeen, enquanto a narração de Battle Royale alterna entre os vários estudantes.
- Jogos Vorazes se passa em uma arena e Battle Royale se passa em uma ilha, que é dividida em quadrantes.
- Em Jogos Vorazes, o tempo para que o jogo acabe é indefinido, enquanto em Battle Royale o prazo máximo é 48 horas.
- Os Jogos Vorazes praticamente não tem regras, enquanto os estudantes do livro Battle Royale devem e submeter à uma série de regras, entre elas não adentrar os quadrantes proibidos, não tentar retirar sua coleira e se passar 48horas sem um vencedor, todos explodem.
- Nos Jogos Vorazes os tributos iniciam a competição sem nenhuma arma ou suprimento, estes devem ser pegos na Cornucópia. Já em Battle Royale, cada estudante, antes do início do jogo, recebe uma mochila com alguns suprimentos e uma arma, que pode variar desde um Garfo de cozinha até uma Super metralhadora.
- Os Jogos Vorazes funcionam como um espécie de Reality Show, podendo ser acompanhado ao vivo por todos os distritos. Já em Battle Royale, o jogo é realizado em sigilo e a população só é informada sobre o vencedor quando o jogo já está finalizado.
Momento Polêmica: Suzanne Colins realmente não plagiou Battle Royale ou está se fazendo de sonsa?
Então galera, eu acho "Plágio" uma palavra muito forte. Como puderem observar, há sim muitas diferenças na estrutura dos dois livros. Porém é inegável as inúmeras semelhanças também. Não vou dizer que ela plagiou, mas acho sim que ela se inspirou em Battle Royale, afinal, nada se cria tudo se copia. Não vejo problema algum um autor se inspirar em uma obra para fazer sua história quando ele consegue acrescentar algo a mais em sua obra, e certamente Suzane Collins conseguiu isso.
Se ela insiste em dizer que não conhecia Battle Royale, tudo bem, quem sou eu pra constestá-la? Veja bem, não estou chamando-a de mentirosa, então não venha me xingar nos comentários, ok? Só estou dizendo que devido às grandes semelhanças entre as obras, é difícil acreditar que não tenha tido alguma inspiração. Mas, definitivamente, PLÁGIO NÃO!
"Como eles chamam Jogos Vorazes em Paris?" "Battle Royale com queijo." **Tirinha só pra semear a discórdia rsrs** _____________________________________________________________________________________ |
Enfim, qual é melhor: Jogos Vorazes ou Battle Royale?
Provavelmente você está se perguntando isso. Sinto lhe dizer que vou ficar em cima do muro. São duas obras ao mesmo tempo muito parecidas e muito distintas, e cada uma mexeu comigo de uma maneira diferente. Em relação à qualidade, é impossível para mim escolher uma das duas, uma vez que os autores fizeram um excelente trabalho no desenvolvimento de seus livros.
Posso dizer que Battle Royale conseguiu ter um efeito maior em mim, uma vez que o livro consegue levar o leitor à uma série de emoções como ódio, tristeza, alegria, indignação, entre outras.Além disso, a narração de Battle Royale é muito mais fria, violenta e sangrenta que Jogos Vorazes, não nos poupando dos detalhes sórdidos das mortes dos estudantes. Então posso dizer que EM RELAÇÃO À NARRAÇÃO, comparado à Battle Royalle, Jogos Vorazes é brincadeira de criança. Ou seja, por aí você já percebe que não é um livro pra qualquer um, é preciso ter estômago.
Mas, apesar de ter preferido Battle Royale em diversos aspectos, tenho uma paixão eterna por Jogos Vorazes. Talvez seja por eu tê-lo lido primeiro que eu não consiga deixar de preferí-lo. Suzanne Collins, tendo se inspirado em Battle Royale ou não, fez um trabalho incrível, e conseguiu me fazer apaixonar por sua obra. Então se você me perguntar: "Daniel, você prefere Battle Royale ou Jogos Vorazes?". Minha resposta será Jogos Vorazes, não por motivo de ser superior à Battle Royale, mas sim por eu ter me apaixonado primeiro por essa história e me conectado mais com as personagens. Possivelmente a resposta seria diferente se eu tivesse lido Battle Royale primeiro, não sei. Mas como eu disse anteriormente, fico em cima do muro, não dá para escolher uma das duas obras como sendo a melhor, para mim ambas ocupam o mesmo patamar.
Então é isso galera, se você ainda não leu alguma das duas obras, fica a dica.
Se você já leu as duas, qual a sua opinião em relação à essa polêmica? Deixe aqui nos comentários, vou adorar ver.
Espero que tenham gostado do post. Até a próxima.
_________________________________
Se você já leu as duas, qual a sua opinião em relação à essa polêmica? Deixe aqui nos comentários, vou adorar ver.
Espero que tenham gostado do post. Até a próxima.
Oi Daniel,tudo bem?
ResponderExcluirAlguns dias atrás li sobre essa polêmica entre os dois livros e achei muito interessante. Nunca li Battle Royale,mas o que li de Jogos Vorazes,não gostei muito hahaha isso é relativamente comum na literatura, mas gostei muito da postura do autor de Battle Royale (já Suzanne se mostrou um pouquinho arrogante). Parabéns pelo Blog! Sua análise do assunto está muito boa!
Boa semana!
http://clubedoslivros.blogspot.com.br/
Oii Thais
ExcluirMuito obrigado ^^. Não gostou de Jogos Vorazes =O kkkk
Tambem achei muito bacana a postura do autor de Battle Royale =)
Um abraço
Oi Daniel,
ResponderExcluirUau estava querendo uma comparação a algum tempo, eu li só o primeiro volume de jogos vorazes, mas já assisti os 3 primeiros filmes, o caso é que o livro sempre é melhor. E eu estou querendo ler Battle Royale...desde que vi uma resenha dele por aí. Quem sabe esse ano consigo adquirir ou pegar emprestado pra ler. Obrigado pelo post esclarecedor. Beijos Elis!!!
http://amagiareal.blogspot.com.br/
Oii Elisandra ^^
ExcluirSuper indico que você leia Battle Royalle, vc vai se envolver muito com o livro
Um abraço
Olá,
ResponderExcluirEu adoro Jogos Vorazes, mas não conhecia esse livro Battle Royale...
Obrigada pela dica *-*
Oii Bruna
ExcluirDe nada =p Espero que tenha a oportunidade de ler Battle Royale, muito muito bom.
Um abraço
Que babado! Estava por fora dessa polemica. Mas pelo que você falou parece mesmo que ela se inspirou no livro.
ResponderExcluirhttp://www.eucurtoliteratura.com/
Olá Tainan. Babado msm shaushausah
ExcluirHá proximidades muito grandes entre os livros, difícil de acreditar que não houve uma inspiração.
Um abraço
Nossa haha, achei bem interessante, e estou que meio UOU , parabéns pela matéria está impecável.
ResponderExcluirAbraços
Fala Thiago ^^
ExcluirMuito obrigado cara, que bom que você gostou =D
Um abraço
Fiquei curiosa para saber mais. Hoje em dia para as pessoas tudo é plagio, recalque, entre outros, mas enfim, pode-se ter semelhanças, mas cada um com a sua "essência", o que acabou me deixando interessada, já conheço THG, e gosto bastante.
ResponderExcluirBeijos
intoxicadosporlivros.blogspot.com.br
Oii Joi
ExcluirHoje em dia é comum vermos gente falando que tal livro é copia de outro, e muito vezes as pessoas tem percepções equivocadas ou sequer conhecem as obras. Não vejo mal algum em um livro ser inspirado em outro, afinal inspiração e plagio são bem diferentes.
Um abraço
Gostei muito do post, já tinha ouvido falar dessa inspiração que a autora de Jogos Vorazes teve ou não com Battle Royale.
ResponderExcluirAinda não li nenhum dos dois, evito livros modinhas ao máximo, não sei porque faço isso haha
E já tinha o primeiro volume do mangá Battle Royale há alguma tempo ^^
Pretendo ler BT primeiro, pois prefiro histórias mais sangrentas hahaha
Adorei as suas comparações ;D
Beijos
http://choqueliterario.blogspot.com.br/
Oii Joy
ExcluirQue bom que você gostou =D
Realmente Jogos Vorazes virou modinha, mas vale muito a pena, super recomendo.
Senti falta de frieza na narrativa de Jogos Vorazes, queria ver sangue shaushausa
Um abraço
Olá!
ResponderExcluirAssisti ao filme e odiei com todas as minhas forças. Lógico que enxerguei algumas semelhanças, MAS INFINITAS DIFERENÇAS. Como conseguiram comparar aquilo a Jogos Vorazes? Achei totalmente sem pé nem cabeça, fora os acusamentos de "plágio", chega a ser ridículo.
Abraços literais,
Luiz Henrique (Luke)
instanteliteral.com
Oi, Daniel! Como vai?
ExcluirSuper concordo com o Luiz! Sério. Assisti a Battle Royale e achei péssimo, horrível, de verdade. Não gostei mesmo, mesmo, mesmo. Jogos Vorazes, pelo contrário, tem meu coração. É a minha distopia preferida, são meus livros preferidos para a eternidade - todo o sempre e amém! BR não faz o menor sentido, nem é explicado e nem nada, sei lá. Tipo, explicam, mas é uma coisa bem vaga, e então eu fiquei duas horas vendo um monte de mimimi de gente se matando e um fim lixo daqueles! Nem deu vontade de assistir ao 2. Nunca! Sério.
Mas fico feliz por ter gostado do livro!
Beijinhos,
Karol.
http://heykarol.blogspot.com.br/
Olá Luke e Gata Autora.
ExcluirA parte do plágio eu concordo, é ridicula essa acusação.
Como vocÊs assistiram apenas ao filme, não acho justo que tenham essa concepção sobre Battle Royale. A comparação feita aqui foi referente ao livro. Ainda não assisti ao filme, porque tenho certeza que ficou uma bosta, porque é praticamente impossivel colocar toda aquela história em um filme de 2 horas de modo que fique aceitável. Sério mesmo, tenho medo de assistir esse filme, mas vou tentar.
Pelo que vocês disseram, a falta de exposição de detalhes sobre a distopia no filme é grande, porém no livro é tudo muito bem detalhado.
Recomendo que leiam o livro, provavelmente suas concepções irão mudar um pouco ^^
Um abraço
Oi Daniel, tudo bom?
ResponderExcluirJá havia lido sobre essa polêmica envolvendo os dois livros, mas não tinha visto um post assim como o seu que mostrasse as diferenças e semelhanças entre eles. Adorei, de verdade. Gosto muito de Jogos Vorazes e agora quero conhecer Battle Royale, achei que fosse uma coisa e é uma completamente diferente! HAHAHAHAHAH Parabéns pela postagem!
Beijos, Rob
http://estantedarob.blogspot.com.br/
Oii Rob
ExcluirQue bom que vc gostou =D.
Super apoio vc conhecer Battle Royale, é um livro simplesmente incrível ^^
Um abraço
Eu ainda não li Battle Royale, mas simplesmente quero MUUUUUUUUUUUITO ler! Mesmo não tendo lido, eu du-vi-do que a Suzanne não tenha nem sequer lido o livro antes de escrever Jogos Vorazes. Não to dizendo que ela plagiou, mas negar a inspiração é palha hahaha Adorei sua análise da história: como avaliou a narrativa, a escrita do autor, etc e me fez ver que Battle Royale, em termos técnicos realmente deve ser superior a JV. Parabéns, voltarei aqui mais vezes!
ResponderExcluirBeijos!
www.vanessachanice.com
Oiii Chani =D
ExcluirObrigado pela sua visita. Fico feliz que tenha gostado da postagem.
Tambem acho palha ficar negando kkkkkk é muita semelhança, não consigo acreditar que seja coinciência.
Mas certamente tudo isso está muito longe de ser plágio, e acho digna a atitude do autor de Battle Royale.
Um abraço
Eu não conhecia esse outro livro, mas, segundo seus comentários é inegável a semelhança entre ambos em muitos dos aspectos essenciais da obra!!
ResponderExcluirMas inspiração e plágio são coisas completamente opostas e, nesse caso, acredito que, se houve algo - o que a autora negou - foi apenas uma inspiração, porque plágio é algo em que as semelhanças se tornariam ainda mais gritante.
Mas, sinceramente, acho bem "engraçado" a autora criar uma obra tão semelhante sem saber.
Beijos, Lerissa K. xD
http://lerissakunzler.blogspot.com.br/
Oii Lerissa
ExcluirÉ isso aí, inspiração e plágio são coisas bem diferentes. Também acho muito estranho criar uma obra tão parecida sem saber kkkkk não acredito em tamanha coincidência.
Um abraço
Li a muitos comentários sobre essa polemica. Não cheguei a ler Jogos Vorazes mais assisti ao filme.
ResponderExcluirÉ apesar de notar uma certa semelhança, a história é incrível e viciante.
Beijos.
http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/
Oii Dany
ExcluirCertamente as semelhanças são visíveis. Mas são obras distintas que tem coisas diferentes a oferecer. Super indico ambas ^^
Um abraço
Oiii Daniel, adorei o post e o tema (adoro polêmica). Bom, eu nunca li Battle Royale, mas eu tenho muita vontade. Sinceramente, não acredito que seja plágio e também não sei se Suzanne Collins se inspirou de alguma forma, mas não vejo porque tanta polêmica e intriga se até mesmo o escritor não está se importando muito com a situação e por mais que os dois tenham muitos pontos iguais, cada livro tem sua narrativa e vários pontos diferentes também, então, com ou sem inspiração as duas obras são boas e acrescentam alguma coisa para os amantes de literatura e pra mim é isso o que importa!
ResponderExcluirbeijos
fotosefelicidades.blogspot.com
Oii Mari
ExcluirTambem sou desses que adora uma polêmica rsrs.
Acho que essa coisa virou polêmica por causa do sensacionalismo e tal. Porque certamente não foi plágio.
São inegáveis as semelhanças, mas se Suzane insiste em dizer que não se inspirou, deixa ela kk Tendo se inspirado ou não Jogos Vorazes ficou foda.
Um abraço
Olá. Li apenas a trilogia Jogos Vorazes e gostei, mas não é isso tudo. Tem distopias muito mais melhores... mas opinião é opinião. Nunca tinha ouvido falar sobre o outro livro discutido. Mas distopia boa e foda mesmo é 1984 ;)
ResponderExcluirBeijos e sucesso.
http://chuvaelivros.blogspot.com/
Oii Iris
ExcluirSou louco pra ler 1984, me interesso muito por distopias clássicas.
Um abraço
Tenho vontade de ler mas falta tempo/dinheiro! Hehe! :D
ResponderExcluirOlá Alex
ExcluirPoxa cara, espero que suas condições lhe permitam em ler em breve hsuahsuas
Um abraço
Já li muito sobre essa polêmica e quero ler Battle Royale só para conferir como é a história. Talvez ela nem conhecia mesmo ou livro, ou quem sabe ela se inspirou nele. Pelo jeito essa duvida terá de ficar, né, haha.
ResponderExcluirBeijo,
http://pactoliterario.blogspot.com.br/
Oii Ana
ExcluirPois, a dúvida vai continuar, acho dificil acreditar que não houve uma inspiração.
Leia sim Battle Royale, vc vai adorar.
Um abraço
Gente, eu desconhecia distopia antes de jogos vorazes euheuheuh
ResponderExcluirE sabes, acredito sim que ela não conhecia o livro, as vezes as ideias batem!
Acontece o mesmo com quem escreve música por exemplo.
Quando meu pai estava no hospital a 500 km da cidade que moro escrevi a sim:
"To aqui com pensamento lá e o coração na mão,
Mas tenho fé que tudo vai dar certo
Senhor cuida dele por mim, enquanto eu não estiver por perto"
Ai me perguntaram se era um trecho de Dear God - Avenged Sevenfold, Eu nunca tinha se quer ouvido falar nessa banda, e quando fui averiguar, tinha um trecho quase igual na música!
São idéias que se cruzam antes mesmo de se encontrar!
Gostei daqui! Seguindo no blog!
Bjs da LE
Le Versos & Controvérsias
Oii Leticia
ExcluirÉ, pode ser que ela esteja dizendo a verdade, quem sabe. Mas não acredito em tamanhas coincidências rsrs
Fico feliz que tenha gostado do blog ^^ Um abraço
Oi, Daniel!
ResponderExcluirFiquei sabendo da semelhança entre Jogos Vorazes e Battle Royale há poucos meses, até porque ainda não conhecia Battlle Royale.
As semelhanças são inegáveis, por isso mesmo coloquei o livro na minha lista de desejados.Para fazer minhas comparações.
Não sabia dessa polêmica e da acusação de plágio. Fiquei mais curiosa ainda para conhecer a outra obra.
Será que como você eu ficarei em cima do muro em relação as duas obras? Haha
Beijos
>> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
Construindo Estante || Facebook
Oii Eliana
ExcluirLeia sim Battle Royale, depois me diga o que achou rsrs
Um abraço
voce escreve muito bem...
ResponderExcluirfiquei curioso pra ler o livro,
mas sou team jogos vorazes HAHAHHAHA
http://www.vireiadulto.com.br/
Oii Mateus
ExcluirPoxa cara, obrigado =D
Entendo kkkkkk pra quem é totalmente Team Jogos Vorazes é dificil dar uma chance a esse livro, mas super vale a pena ^^
Um abraço
'quem ainda não leu "Battle Royale" vai continuar sendo team jogos vorazes ou, se não leu nem um nem outro, vai continuar se interessando mais por JV por conta do sucesso.
ResponderExcluir'li o "Jogos Vorazes" e "Em chamas" antes do livro do 'Takami e por isso foram ótimos, mas quando fui ler "Battle Royale", enxerguei os livros da 'Collins como algo fraco e amador, mas ainda se me perguntarem vou dizer que, pelo menos o primeiro livro da saga, foi mais significativo pra mim do que o "Battle Royale", mas se fosse para escolher entre a série inteira e o livrão único, escolheria o BR.
'plágio? 'Collins deu outras explicações! acredito que mas pessoas podem acabar "criando" histórias semelhantes sem nunca terem contato com histórias inspiradoras, mas no caso da 'Collins, acho que é uma mentirinha dela.
gabryel fellipe - quimeras mirabolantes
gostei do seu blog, e chegar aqui e ver logo essa bela postagem, me fez admirá-lo.
Oii Gabryel
ExcluirPois é cara, o sucesso que Jogos Vorazes fez foi muito grande. Ao meu ver Jogos Vorazes tem a escência de Battle Royale, mas adaptada com o que é preciso para fazer sucesso nos dia de hoje. Não estou desmerecendo Battle Royale, amei o livro, talvez não tenha feito tanto sucesso por que é japonês.
Tambem nao consigo acreditar na Collins, acho coincidencia demais kkkkk
Um abraço
Oi Daniel! ADOREI o post.
ResponderExcluirEu não li nenhum dos dois livros, portanto não posso falar com propriedade a respeito do assunto. Mas por tudo que li aqui (e em outros locais), acredito que houve uma inspiração no Battle Royale. Também acho a palavra plágio muito forte, mas acho que oprimeiro deve ter servido com molde para que fosse criado Jogos Vorazes.
Pretendo ler os dois e analisá-los. Espero gostar de ambos.
Coisas de Meninas
Oii Neyla
ExcluirLeia sim os dois livros, você vai gostar =D
Não importa o que a Suzane diga, seu livro tem a essência de Battle Royale rsrs
Um abraço
Oii, tudo bem? Adorei seu blog achei ele muito bacana hahaha Beijos amor! www.colecionandopalavras.com
ResponderExcluirOi Daniel. Adorei as comparações e conseguiu me elucidar bastante. Realmente achei as obras bem parecidas, mas como você disse a Suzanne conseguiu colocar o seu algo a mais e me deixou totalmente apaixonada. Não sabia que estava rolando essa polemica, mas serviu para que eu possa ler Battle Royale, pois não o conhecia. Já estou ansiosa pela leitura.
ResponderExcluirJá estou seguindo aqui. Bjoks da Gica.
umaleitoraaquariana.blogspot.com
Olá Daniel.
ResponderExcluirMinha nossa!!! Não sabia desta, por tudo que disse e comparou, há meras semelhanças, mas Jogos vorazes não parece ser tão mais intenso do que o outro...
Realmente plágio não, mas como disse, ela pode ter se inspirado sim... ou não já que diz que nem sabia.
A questão é que um foi lançado a 10 anos antes e achei ele mais para quem tem estômago e JV para o público juvenil...
Abraços!
De tudo um pouco
Olá, Daniel! Gostei muito do seu post, parabéns! Não li Jogos Vorazes nem tenho vontade e também não li Batlle Royale, mas, apesar de não saber muito bem do que esse último se tratava, tinha certa curiosidade por causa da sua quantidade de páginas. Agora sabendo um pouco mais da história de cada um, continuo sem vontade de ler JV e minha curiosidade sobre BR aumentou, mas fico com receio de lê-lo pois acho que não tenho tanta coragem para isso hahahahaha Acho que a Suzanne Collins se inspirou sim em Battle Royale, mas plágio é demais, as duas obras têm muitas diferenças. Beijos!
ResponderExcluirhttp://frases-perdidas.blogspot.com.br/
Oiiiii
ResponderExcluirConfesso que já tinha visto a capa de Battle Royale, mas não fazia a menor ideia sobre o que era a história. Confesso também que fiquei com muita vontade de ler, porque como li Jogos Vorazes e amei, acho que por causa das diferenças, ia gostar também de Battle Royale.
Parabéns pela postagem!
Beijos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/
Oi Daniel, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei o post! Ficou bem completo e descritivo.
Assim que fui apresentada à Jogos Vorazes, ao acessar o goodreads já vi os comentários sobre plágio/inspiração com relação a Battle Royale e fiquei bem curiosa para ler a obra, que por sorte foi lançada no Brasil, espero ler em breve e tirar as minhas próprias conclusões, também quero assistir ao filme (que infelizmente é bem antiguinho).
Abraços,
Andréia - StarBooks