Resenhas e conteúdos sobre literatura

29 de janeiro de 2015

Projeto: Enem 2015

Fala galera, tudo bom com vocês?
Hoje venho apresentar um projeto que eu tentarei começar aqui no blog.
Como este é meu último ano na escola, farei o Exame Nacional do Ensino Médio este ano. Já que eu pretendo estudar bastante, consequentemente o numero de leituras irá diminuir e provavelmente o número de posts no blog também. Mas é por uma boa causa, espero que entendam.
Como meio de já ir me preparando, resolvi unir o útil ao agradável. Pensei: "Já que eu tenho um blog, por que não arrumar uma maneira de associar meus estudos à ele?". O que eu achei uma ótima ideia, pois acaba por me dar maior motivação.

Como todos sabem, o Enem conta com a temida redação. Então resolvi ir me preparando durante o ano, fazendo algumas dissertações. Estou pensando em fazer cerca de duas dissertações por mês. Mas é claro que eu não irei postar tudo aqui né? Porque convenhamos, ninguém merece ficar lendo redação...
Então tive uma ideia que poderia associar perfeitamente ao blog: fazer redações com temas relativos à literatura. Deste modo não ficaria chato pra mim e para quem quiser ler.
Vai funcionar da seguinte forma: A cada mês, irei escolher um tema relativo ao mundo da literatura e fazer uma redação, na qual irei argumentar contra ou a favor ao tal tema. 
Além desta redação diferenciada, irei fazer outras também com possíveis temas do Enem, com aquela chatice toda e tal... Mas estas não serão postadas.

Já tenho alguns temas em mente, mas gostaria de contar com a participação de vocês, com sugestões de possíveis temas para eu abordar.
Como eu já havia dito, redação é uma coisa chata, então ninguém é obrigado a ler, só irei postar para me estimular a continuar com o projeto. Quem quiser dar uma lida e dar sua opinião, ficarei muito feliz ^^.
Apenas tive a ideia, não sei se vou conseguir seguir com o projeto, mas espero que dê certo. Provavelmente a primeira dissertação sairá neste mês de fevereiro.

E aí, o que achou da ideia? Tem alguma sugestão de tema? Deixa aí nos comentários, você estará ajudando bastante. =)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

20 comentários:

  1. Oi, Daniel!!!!
    Vi seu post no facebook, e achei ótima ideia!!! Sou professora de cursinho (de História!), e Redação é questão de prática.
    Vim sugerir um tema! Não sei de qual estado vc é, mas a Unesp geralmente cobra temas mais "emocionais", que podem abarcar exemplos e argumentos literários. Lembro-me de um em que algumas obras da literatura se encaixam bem (na verdade, pensei em "Dom Casmurro"): a proposta está aqui: http://www1.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/Unesp/2006/3dia/11.gif
    Sugiro principalmente que vc tente fazer temas do ENEM, mais sociais / políticos e, por isso, mais desafiadores de inserir temas literários no texto! :)
    Beijos,
    Natasha
    http://redemunhando.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Também vou fazer o Enem este ano, e vou estar sempre aqui lendo suas redações, dai aprendo mais também *-*, adorei a sua iniciativa, e boa sorte *-*, no momento não veio nenhum tema em mente, mas qualquer coisa dou minha sugestão, beijos Lost Words

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Eu já fiz o ENEM em 2013 e 2014, mas como esse ano vou terminar o Ensino Médio, vou me esforçar mais e já estou começando a estudar também, principalmente para redação. Adorei sua ideia e estarei sempre aqui lendo as redações.
    Beijos :)
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniel! Tudo bem?

    Gostei bastante da ideia e vou adorá-la ao meu Blog, posso? Claro que darei os créditos ao dono da ideia >< haha

    Parabéns! Espero ter tempo de acompanhar seus textos *-* :3

    Abs,

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Adorei a ideia e acho super válido você praticar isto no blog também!

    Beijos e Boa Sorte no projeto!

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii Daniel, tudo bem com você?
    Que legal seu projeto, eu terminei o ensino médio em 2013, e em 2013 foi que fiz o ENEM, ano passado não, mas esse ano pretendo fazer sim, com certeza. Espero que consiga concluir o projeto, passarei aqui para dar uma olhada.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page | Participe das promoções de livros:aqui e aqui

    ResponderExcluir
  7. Oi Daniel!
    Muito bacana seu post, adorei!
    A redação nunca foi bicho papão por ser algo que sempre amei.Desde pequena escrevo muito e acho que, de certa forma, ajudou. Tanto que, quando fiz o Enem pela primeira vez (há um bom tempinho - rs) me saí super bem na redação.
    Acho válido seu projeto, achoque incentivaria não só a vc como a outros leitores também. Boa sorte. ;)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  8. Oi Daniel.
    Adorei a sua ideia do projeto ENEM 2015! Assim você não fica desmotivado e também não fica tão distante do blog. Além de ser uma ótima pedida trinar as dissertações, porque ela é a mais temida do ENEM.
    Toda sorte para você no exame e nas dissertações. Estarei aqui te acompanhando e torcendo por você!
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  9. Também vou fazer o ENEM esse ano, boa sorte pra gente! Foi uma ótima ideia essa aí, espero que vá para frente~

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  10. Oi Daniel, adorei a sua ideia. É uma excelente estimulo. Lembro da minha época que respirava dissertações. Mas no final valeu a pena.
    Vou acompanhar as suas redações por aqui.
    Bjim!
    Tammy
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  11. Oiee Daniel!
    Adorei a ideia, acredito que vai ser de grande ajuda para você e tantos outros que este ano irão fazer o ENEM.
    Beijos e boa sorte!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Esse ano eu também farei enem.
    Acredito que o fato de ler bastante e não só livros, mas jornais e revistas informáticas, pode ser útil.
    Já comecei a treinar redação, abaixo de 800 na nota não comemoro kkkk
    Boa sorte com seus estudos

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Gostei muito da ideia do projeto e espero, sinceramente, que você consiga cumprir com o mesmo. Gostei da ideia da redação, é uma ótima forma de se preparar mesmo!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Daniel.
    Meu filho também começa a se preparar para o enem, e gostei do seu projeto, vou incentivá-lo a participar e acompanhar seu progresso.
    Boa sorte e bom estudo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Oi, Daniel. Tudo bem ?

    Primeiro: achei sua ideia genial. Sério. Quando estava no terceiro ano adorava fazer as redações em sala, então nunca precisei de muito incentivo. Mas, para quem tem uma certa relutância, é bom ter uma iniciativa como a sua.

    O importante é focar na dissertação e argumentação, independente do tema. Claro que, eventualmente, você vai se deparar com um tema que não vai curtir, mas é inevitável para o seu processo de evolução de escrita saber fingir que você gosta daquilo e fazer com que o leitor acredite que você estava interessado em escrever. Perdi a conta de quantos temas chatos/inúteis/idiotas precisei aturar...

    Para quem tem o hábito da leitura, escrever se torna um processo bem mais tranquilo e não tão estressante. Espero que você siga com o projeto. E te desejo sucesso na escola e no ENEM. Mas aqui vai um conselho: se as matérias começarem a te sufocar, não deixe a leitura de lado, deixe o livro didático num canto e vá ler um ou dois capítulos de algum young adult. O cérebro descansa e volta muito mais disposto para o aprendizado :)


    PS: Desculpa pelo comentário gigantesco, rs.
    www.apenasumahistoria.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Daniel tudo certo? Achei a sua ideia super válida! E como também termino a escola esse ano pensei em aderir o projeto ao meu blog. (Fique tranquilo quanto aos créditos). Sei bem como é passar por avaliações de redação então achei bom trazer isso aos meus leitores também. Obrigado e irei acompanhar seu projeto :).
    Abraços.
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Daniel! Beleza?
    Nossa, que ideia incrível! Está mais que aprovado. Espero que você se saia muito bem.

    Grande abraço,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, Daniel!
    Sua ideia é incrível, espero que dê certo e que você se saia bem no Enem :D
    Não tenho nenhuma sugestão de tema no momento, mas irei acompanhar o projeto.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  19. Olá Daniel,

    Achei muito legal a idéia e super válida, tudo é incentivo e espero que tudo de certo para você, seguindo o blog aqui....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie Daniel! ^^
    Eu fiz o Enem ano passado e a redação não foi o que mais me preocupou, e me sai bem nela, tirei 550 na nota ! Matemática foi o mais difícil e a minha nota mais baixa também, então te aconselho a treinar cálculos!
    Espero que esse incentivo teu super te ajude, mas queria te avisar algo que provavelmente Você já sabe: Depedendo do lugar que Você mora o Sisu não vai ter o que Você quer cursar numa faculdade próxima da sua região! Foi o que ocorreu comigo! Mas há o Fies também que trabalha agora com a nota do Enem!
    Espero ter te ajudado de alguma forma! E já te desejo uma Boa Sorte na Prova!

    Abraços e até logo!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes