Resenhas e conteúdos sobre literatura

27 de março de 2015

Resenha: A Mais Pura Verdade


Livro: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Avaliação:
Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. 
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Resenha
Como eu já havia dito no post de “Primeiras Impressões” sobre o livro, a história aparentava ser muito promissora. Aguardei ansiosamente até ter em mãos a história completa e saber o seu desfecho. Tudo o que posso dizer é que minhas enormes expectativas com este livro não foram quebradas. Uma leitura sensível e envolvente, que certamente entrou para minha lista de favoritos.

O livro irá contar a história de Mark, um garoto de 12 anos que se encontra doente, muito doente, com uma doença que só o nome já causa terror. Porém Mark não aceita se deixar derrotar pela doença, ele tem certeza que irá morrer, porém precisa realizar um sonho antes. E é este sonho que dá o pontapé inicial para a história. O sonho do garoto é chegar ao topo do Monte Reiner, e para isso resolve fugir de casa e ir em busca do seu sonho, juntamente de seu fiel companheiro Beau, um cachorro adorável e destemido que fará de tudo para proteger seu dono ao decorrer de sua jornada.
Obviamente, o sumiço de Mark deixa seus pais desesperados, e gera também grande agitação nos noticiários de televisão, todos em busca de descobrir o paradeiro do garoto. Porém, a única pessoa à quem Mark confiou seu destino foi Jesse, sua melhor amiga. A partir de então a garoto tem que líder com o questionamento: será que vale a pena guardar um segredo se isso pode significar a morte do melhor amigo à centenas de quilômetros de casa?

Ao decorrer da narrativa, acompanhamos Mark em sua aventura, viajando por diversas cidades e passando por inúmeras dificuldades e situações perigosas. O garoto se mostra incrivelmente inteligente ao desenvolver estratégias para despistar a polícia, e deste modo garantir que não descubram sua real localização.

O livro apresenta narração em 1ª e 3ª pessoa, sendo os capítulos sendo divididos em número inteiros e fracionários, fato que achei genial. Nos capítulos com números inteiros temos a narração em 1ª pessoa sob o ponto de vista de novo protagonista, pela qual acompanhamos  a aventura do garoto e entramos em contato com suas emoções. Já nos capítulos fracionários, temos um narração em 3ª pessoa que irá nos colocar a par da repercussão do sumiço do garoto em sua família e nos noticiários.

O protagonista, Mark, é um personagem extremamente cativante, tendo ele já me conquistado desde as primeiras páginas. Seu fiel escudeiro Beau também foi um personagem pelo qual me apeguei muito, principalmente pela comovente relação entre o cão e o dono. O autor consegue desenvolver de forma muito sensível a relação entre os dois, tornando-se impossível não amar essa dupla.

Certamente, uma coisa que chama muito a atenção neste livro é a edição. O mesmo conta com uma capa belíssima e muito bem trabalhada, além da genial divisão de capítulos, como já citado anteriormente. A narrativa é extremamente fluída e bem desenvolvida, e este fato combinado à imensa sensibilidade da história torna difícil para de ler. Certamente este foi um livro que eu devorei, há tempos um livro não me prendia tanto assim. E no final, ficou aquele gostinho de “quero mais”; mal posso esperar pela próxima obra do autor, que neste livro de estreia, mostrou-se ser um excelente escritor. Com toda a certeza eu recomento este livro. Você que está procurando um livro incrivelmente envolvente, eis aqui uma excelente opção.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Oii Daniel, tudo bem com você?
    Eu estou tão ansiosa pela leitura desse livro, eu nem cheguei a ler a amostra que a editora mandou, e agora nem quero, pois não sei ainda quando vou comprar o livro e não quero ficar com aquele sentimento de não conclusão do livro. Vi bastante gente falando bem desse livro, e depois da sua resenha não tenho dúvida de que ele é perfeito. Adorei sua resenha.

    'Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel! :D
    A Nic quando leu esse livro chorou muito rs
    Fiquei extremamente curiosa coma história, parece ser uma graça, além de ser muito bem feita.
    A edição é realmente linda! Adorei o capricho da editora :D
    Estou ansiosa pela leitura; ótima resenha!

    Ah te indiquei em uma TAG de séries :D
    Beijos!
    http://choqueliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel, tudo bem?
    Também li o livro e gostei muito da história...
    O Mark é um personagem muito fofo né? É difícil não torcer por ele e por seu sonho, apesar de ser bem perigoso...
    Boas leituras!

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes