Resenhas e conteúdos sobre literatura

2 de maio de 2015

Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal


Livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J.K.Rowling 
Páginas: 224
Editora: Rocco
Avaliação:
Harry Potter e a Pedra FilosofalHarry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort.Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos.

-Resenha-
Harry Potter... Certamente todo mundo já ouviu este nome ao menos uma vez. Aquela famosa história pela qual muitos são apaixonados. História essa que acabou por despertar o gosto pela leitura em muitas pessoas, a chamada “Geração Harry Potter”. Bom, não pertenço à este grupo de pessoas, uma vez que quando me apaixonei pela leitura, nunca havia tido interesse em Harry Potter, sempre pensava que era apenas uma modinha, que o livro não seria bacana pra mim... Mas agora que enfim resolvi dar uma chance, me surpreendi e muito. Entendo perfeitamente porque J.K.Rowling conseguiu essa grande visibilidade no mundo da literatura.

Provavelmente muitos já assistiram ao filme, sou um deles, mas não lembrava de nada quando comecei a leitura, o que foi bom. Em relação à história, este primeiro livro não se difere muito do filme; claro que muitas coisas foram cortadas, mas isso é assunto para outro post. Vamos à resenha:
A história é narrada em 3ª pessoa com foco em nosso protagonista, um garoto chamado Harry Potter que está prestes a completar 11 anos. O livro começa nos introduzindo à realidade do garoto; ele, que quando era ainda um bebê perdeu os dois pais em um misterioso incidente, mora com seus tios e um primo, que demonstram claramente que não o queriam por perto e o tratam muito mal.

Certo dia, acontece uma coisa inédita na vida do garoto: ele recebe uma carta. Sua felicidade é enorme diante do fato, porém seus tios, ao visualizar o conteúdo da carta, não deixa que o garoto tenha contato com ela. Entretanto, a tentativa dos tios de deixar o garoto longe do envelope é em vão, uma vez que a cada dia, mais e mais cartas chegavam para o garoto, independente do local em que seus tios o levassem para mantê-lo longe da informação. E então no dia de seu aniversário, finalmente ele descobre o conteúdo das tais cartas que lhe eram enviadas, um homem muito grande, chamado Hagrid, entrega-o pessoalmente uma carta.

E com essa carta, tudo muda na vida do garoto. Ele descobre ser um bruxo, filho de bruxos muito famosos e poderosos, e que está prestes a entrar para uma escola de bruxaria chamada Hogwarts. A partir de então, a história se desenrola com a ida do garoto à escola, o contato com a magia e algumas coisas estranhas que estavam ocorrendo em Hogwarts.

Sempre pensei que Harry Potter fosse uma obra infantil. Mas me vi completamente equivocado ao me deparar com a maravilhosa escrita de J.K. Rowling. Certamente a história merece o sucesso que faz, uma vez que, além da enorme criatividade para a elaboração da narrativa, a autora consegue incorporar mistério, drama, humor e surpresa no livro.

Apesar de se tratar de uma escola de magia, alguns aspectos são bastante similares ao cotidiano de vários estudantes nas escolas, o que gera uma possível identificação do leitor. Claro que não estou falando da parte da magia, e sim da parte do relacionamento interpessoal das personagens, uma vez que nosso protagonista, apesar de ser um bruxo poderoso, tem que lidar com situações comuns aos adolescentes nas escolas.
A construção das personagens é outra coisa que merece elogios. Começando por nosso protagonista Harry, que desde o começo da história se mostra um personagem totalmente cativante. O desenvolvimento do mesmo durante o decorrer da história é visível, uma vez que ele entra numa fase de redescobrir a si mesmo. As personagens coadjuvantes também não fazem feio. Desde os amigos de Harry, os professores e até mesmo os vilões, todos são muito bem construídos e possuem características marcantes.

A narrativa é super fluída e envolvente, o que torna uma tarefa difícil parar de ler. Além de proporcionar uma ótima aventura, o livro também conta com mensagens muito bacanas, que podem ser aproveitadas pelo leitor. Devido ao desfecho muito bem construído, o livro já me deixou muito ansioso para saber no que vai dar esta saga. Já virei um Potterhead em potencial rsrs. E para você que, assim como eu, estava receoso em relação à ler Harry Potter, fique tranquilo, o livro é muito mais que apenas uma fantasia infanto-juvenil, tenha certeza que o mesmo vale a pena ser lido.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

7 comentários:

  1. Quando me falam que é 'O MELHOR LIVRO DA EXISTENCIA', eu acho exagero, talvez o melhor YA.
    Eu sou fã da série, mas acho que, realmente, alguns exageram quando vão falar dele.
    Ótima resenha.
    www.litera-geek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aee Daniel, mais um futuro potterhead xD
    Eu também criei vergonha na cara e comecei a ler recentemente. Já estou no terceiro livro e já me sinto uma potterhead (sóquenão) rs. Espero que você continue lendo e amando assim como eu. Parabéns pela resenha :DD

    Ps.: Eu jurava que já seguia o blog, só hoje eu percebi que não =O
    Enfim, agora estou seguindo oficialmente xD

    Abraços ~~
    www.choqueliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. OMG, TÔ ME SENTINDO VOLTANDO NO TEMPO! HAHAHA. Tem muito tempo que eu li A Pedra Filosofal, do nível que a primeira vez que eu li, nem fui eu quem leu, eu nem sabia ler na época e meu pai que lia pra mim, hahaha. Mas depois quando fui ler, foi só amor <3
    Para mim, nunca vai existir uma saga que nem Hp. Amo demais, pra sempre e sempre!

    www.girlfromoz.com.br

    ResponderExcluir
  4. nossa, eu adoro Harry Potter. J.K. Rowling nos ensina a respeitar e conviver com as diferenças através de seus livros ao lecionar que o mais importante nao é nem tanto a magia e sim o amor.

    amo/sou Pottermaniaca forever e acho que nunca é tarde para se conhecer uma obra.

    Parabéns por ler.

    beijão

    http://livroeneblina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. E ainda tem que diga que HP não pe literatura, vê se pode!
    Adoro HP. Recomendo muito.
    Gostei muito do seu blog, seguindo já.
    Abraço!
    http://garotoliterato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho que todo mundo já ouviu falar de HP rs gosto muito, mas ando bem afastada da série. Séculos que não leio os livros ou vejo os filmes, ou pelo menos vejo algo sobre... Adorei sua resenha!
    Beijos!
    www.resenhandoaarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. OMG que resenha é essa!!
    Estou super apaixonada Harry Potter! Só que estou sem tempo para ler, Estou terminando de ler uma série, e a próxima com certeza será Harry Potter! Amei seu blog! Também sou apaixonada por livros ;)

    ResponderExcluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes