Resenhas e conteúdos sobre literatura

7 de dezembro de 2014

Resenha: Garoto encontra Garoto - #Maratona 2


Livro: Garoto Encontra Garoto
Autor: David Levithan
Páginas: 240
Editora: Galera
Avaliação:



Sinopse: Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!


Resenha

O próprio nome do livro é auto explicativo, “garoto encontra garoto”, ou seja, fica bem claro que o livro terá uma temática homossexual, então se trata de um livro para leitores “mente aberta”. Não tive nenhum problema quanto à isso, pois além de se tratar da primeira obra de David Levithan, meu autor favorito, sou uma pessoa desprovida destes preconceitos.

Neste livro, conhecemos a história de nosso protagonista Paul, um adolescente gay, muito bem resolvido quanto à isso desde muito antes de saber o significado da palavra “gay”. Ele vive na “cidade dos sonhos”, onde as diferenças são vistas com certa naturalidade. Isto é evidenciado em sua própria escola, onde a rainha do baile é a transgênero “Infinite Darlene”, que também é capitã do time de futebol americano. Somos apresentads também aos melhores amigos de Paul: Joni, uma garota que após reatar diversas vezes um relacionamento se envolve com um babaca, e Tony, um adolescente homossexual que enfrenta problemas de aceitação em sua família ultrareligosa. E como o próprio nome do livro sugere, Paul encontra um garoto, Noah, por quem se apaixona. Aos poucos eles vão se conhecendo e engatam um relacionamento, porém o ex-namorado de Paul parece estar disposto à interferir. Paul acaba por fazer algo que estraga seu relacionamento com Noah, e a partir daí a história se desenvolve com o relacionamento de Paul com seus amigos e com a tentativa de encontrar seu garoto novamente.

Fui cativado imediatamente pelo protagonista, mas confesso que gostei mais do personagem Noah. O drama de Tony com seus pais religiosos é muito bem desenvolvido.  A maneira que o autor coordena os fatos e usa o elemento humor na medida certa contribui para que a leitura do livro seja fácil e prazerosa.

Levithan constrói sua narrativa sem utilizar de moralismos, consegue passar sua mensagem apenas apresentando-os os fatos da maneira que são, o que é muito bom. A escrita é fluída, como em todos os livros de Levithan que li até o momento, e a habilidade do autor em articular os acontecimentos contribui para que a história prenda o leitor. Certamente o romance do livro é clichê, e este era exatamente o objetivo de Levithan ao escrevê-lo, para mostrar que os homossexuais são pessoas iguais à qualquer outra;  posso dizer que fez um excelente trabalho em relação à isso. Enfim, trata-se de um livro espetacular e que tem aquela essência poética natural à David Levithan. Super recomendo!


Quotes favoritas:

"Uma das fraquezas de ser agradável é a incapacidade de lidar com momentos nada agradáveis" (pág 108)

"Parte de amar é deixar a pessoa ser quem ela quer ser" (pág 181)

"A sensação de uma pequena vitória é assim: parece uma pequena surpresa e um monte de alívio. Faz o passado parecer mais leve e o futuro parecer mais leve ainda, mesmo que por um momento. Parece a leveza vencendo. Parece uma possibilidade" (pág 187)

"Quando você existe por criação própria, ou seja, quando você se dedicou tanto a criar à si mesmo, às vezes é difícil deixar que as outras pessoas cheguem perto o bastante para ver as costuras, as falhas, as partes de você que ainda não estão prontas." (Pág 231)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

29 comentários:

  1. Adorei a resenha, ainda não li nenhum livro do gênero - meu próximo será Will e Will e se gostar vou colocar esse na minha lista!
    http://vagalumesnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, muito obrigado =D Preciso ler Will & Will urgente kkkkkkk Levithan s2

      Excluir
  2. Oie *----*
    adorei esse blog, sério, tudo de bom aqui!
    Eu não tenho nenhum problema com homossexualidade, por isso me interessei pelo livro, que para mim, assim como qualquer outro, precisa apenas ser bem escrito para ser "respeitado"!
    Adorei sua resenha, beijos <3
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aliscia, que bom que você gostou do blog ^^ muito obrigado. Concordo totalmente que o que um livro precisa para ser respeitado é ser bem escrito, pois gênero é questão de gosto e o que faz um livro ser bom ou ruim é a habilidade do autor em desenvolve-lo.

      Excluir
  3. Olha estou bem interessada nesse livro faz um tempo, pois só escuto criticas bacanas sobre ele, ou seja, pretendo ler em breve. haha Parabéns pelo blog acaba de ganhar mais uma seguidora \o/ haha
    http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Luxuoso-Estilo/175631289312048

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, muito obrigado pelo carinho, fico feliz que tenha gostado do blog.
      Esse livro é fantástico, recomendo muito =D Pena que muitas pessoas se deixam levar pro preconceitos e acabar por não aproveitar uma obra dessas.

      Excluir
  4. Ainda não me empolguei o suficiente para ler alguma obra do Levithan, mas só ouço ótimas críticas sobre esse livro. As opiniões também sobre o Noah são bem parecidas. Ótima resenha.
    Bjim!
    Tammy
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy =D, espero que você se empolgue logo para ler algo do Levithan, pois com certeza você não irá se arrepender. E muito obrigado pela atenção ^^

      Excluir
  5. Ainda não me empolguei o suficiente para ler alguma obra do Levithan, mas só ouço ótimas críticas sobre esse livro. As opiniões também sobre o Noah são bem parecidas. Ótima resenha.
    Bjim!
    Tammy
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem com você?
    Você também está participando da Maratona? Que legal, rsrs.
    Então, eu sou a favor de toda e qualquer forma de amor, não tenho preconceito quanto à isso, e acho bastante legal autores que abordam essa temática. Eu já conhecia o livro e tenho bastante vontade de ler ele, adorei sua resenha, espero ler logo para saber se a família "ultra religiosa" vai conseguir aceitar o Tony.

    Estou te seguindo, te espero no meu ♥
    Beijos da Jéss ♥.
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéss =D Acho o preconceito uma coisa tão idiota, e isso acaba por afastar as pessoas de livros bons como este, é mesmo uma pena. Recomendo muito este livro, bjs ^^

      Excluir
  7. Olá!

    Ainda não li nada do autor, mas só ouço elogios. Quero ler esse livro! Dei de amigo secreto, mas acabei nem comprando um pra mim. HAHAHAHAHHA Parabéns pela resenha! Boa sorte com a maratona!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dar um livro de David Levithan como amigo secreto é com certeza uma ótima escolha =D
      Espero que você tenha a oportunidade de ler este livro, você não vai se arrepender.
      Muito obrigado, bjs.

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?

    Eu ainda não li nada deste autor, mas gostei do que escreveu na sua resenha e achei essa história interessante e diferente.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi ana, tudo bem sim, obrigado. Recomendo muito os livros do David Levithan, sério, você vai se apaixonar =D
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi! Vi que você também está participando da maratona de férias e resolvi dar uma passadinha.
    Quero muito ler este livro, por causa do conteúdo diferente dele. Além do fato de que ele parece ser tão fofo e divertido. Que bom que você gostou!
    Rá! Já vou pedi-lo emprestado ao meu amigo para lê-lo também.

    2surrealitas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabelle, obrigado pela visita =D
      Leia sim o livro, você vai adorar.
      Bjs

      Excluir
  11. Oi já ouvi falar muito sobre este livro mas nunca tinha lido uma resenha dele achei muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom Kika, recomendo muito que você leia, é um livro incrível

      Excluir
  12. Seguindo... se quiser retribuir ficarei muito feliz!
    http://blog-samy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tantos livros para ler, tantos para comprar, mas cadê tempo e dinheiro? T^T
    Esse livro vai pra lista! Nunca tive algum preconceitoe apenas pelo que li sua resenha, a forma como o autor sobrr abordar o assunto me deixou muito interessada. Realmente, parece que o mundo do protagonista é sonho de consumo de muitos, onde as diferenças são respeitadas. Vou ler e ainda vou recomendar a uma amiga. É por esse desejo e outros que jamais serei rica u.u

    ResponderExcluir
  14. Oii Karina, dinheiro é o que me falta tambem kkkkkk Tanto livro bom pra comprar, e cade o dinheiro =/
    Esse livro é simplesmente incrivel, recomendo muito os livros do David Levithan.

    ResponderExcluir
  15. Depois de ler ''Todo dia'', pretendo ler todos os livros do David, que escritor extraordinário! Me interessei pela história e adorei sua resenha.

    Beijos,

    www.travelingbetweenpages.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lud. Todo Dia também me despertou interesse em ler todos os livros do autor. Simplesmente me apaixonei pela escrita de David Levithan s2
      Muito obrigado, um abraço

      Excluir
  16. Melhor livro que eu li esse ano! Gostei muito da forma como o David trata as questões relacionadas a homossexualidade, de uma forma muito natural! Mostrando que é apenas amor...
    Parabéns pela resenha!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Joanderson, esse com certeza foi um dos melhores que li também. Também gosto muito da maneira como o David aborda o tema em seus livros =D
      Um abraço

      Excluir
  17. Eu amei o livro "Todo dia" do David. Mas devo admitir que esse não me chamou tanto a atenção não. Mas admiro muito o estilo de escrita do autor.
    Se inscreve lá no blog!
    http://historiasinacabaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Eduardo. Que pena que o livro não te chamou atenção.
      Mas.... é david levithan cara kkkkk leia sim
      Um abraço

      Excluir

Copyright © Oficina do Leitor | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes